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dc.contributor.advisorSilva, Fernanda Mauricio da-
dc.contributor.authorAraujo, Carolina Santos Garcia de-
dc.creatorAraujo, Carolina Santos Garcia de-
dc.date.accessioned2017-12-19T16:50:57Z-
dc.date.available2017-12-19T16:50:57Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24866-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como principal objetivo identificar marcas que configuram o reconhecimento da temática policial no telejornalismo brasileiro a partir da análise de gênero. Colocamo-nos no âmbito dos gêneros televisivos, que para nós caracterizam-se não como rótulos ou formas pré-definidas, mas como estratégias interativas que se configuram a partir de situações específicas e contextuais, o que nos faz compreendê-los como uma categoria cultural. Em termos teóricos, tal compreensão se apoia nos pressupostos dos Estudos Culturais e no entendimento do telejornalismo enquanto uma instituição social e uma forma cultural, conforme Raymond Williams. Em termos metodológicos, ela se apoia nas propostas formuladas por Jesús Martín-Barbero e Jason Mittell, que entendem, respectivamente, o gênero como uma estratégia de comunicabilidade, e como uma categoria que se forma cultural e discursivamente a partir da indústria, da recepção, da academia e da crítica televisiva. Analisamos os programas Brasil Urgente (TV Bandeirantes), Cidade Alerta (TV Record) e suas versões regionais - Brasil Urgente Bahia e Cidade Alerta Bahia – atentando para o modo como eles se constroem como exemplares contemporâneos do subgênero telejornal policial e como possibilitam tal reconhecimento. Concluímos que o subgênero caracteriza-se predominantemente pela atuação do apresentador, cujo discurso verbal se concentra na valorização da instituição policial e da violência como principal problema social do país. Tal subgênero negociam ainda com elementos do melodrama e do entretenimento, estratégias que se vinculam aos programas ditos populares e às práticas do gênero policial no cinema e na literatura. Tal influência, no entanto, é discursivamente velada em favor de um alinhamento a padrões do telejornalismo, que historicamente se orienta pela recusa a estes elementos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectTelejornalismopt_BR
dc.subjectGênero televisivopt_BR
dc.subjectJornalismo policialpt_BR
dc.titleTelejornalismo e a temática policial no Brasil: Análise cultural de gênero dos programas Brasil Urgente e Cidade Alertapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMaia, Jussara-
dc.contributor.refereesCoutinho, Iluska Maria-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicação e cultura contemporâneaspt_BR
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