Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24666
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSuarez, Marcus Alban-
dc.contributor.authorDechandt, Siegrid Guillaumon-
dc.creatorDechandt, Siegrid Guillaumon-
dc.date.accessioned2017-11-23T19:46:16Z-
dc.date.available2017-11-23T19:46:16Z-
dc.date.issued2017-11-23-
dc.date.submitted2011-07-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24666-
dc.description.abstractEsta tese explora algumas das possíveis relações entre turismo e identidades religiosas, e pretende contribuir com a ampliação das perspectivas teóricas sobre desenvolvimento do turismo e culturas. Partiu da percepção de que em muitos destinos turísticos no mundo o que efetivamente se visita são templos e festivais religiosos locais, mesmo que a escolha da viagem não tenha sido prioritariamente pautada nas crenças religiosas do turista. Este é também o caso da Bahia, estado brasileiro que concentra a maior população afro-descendente no Brasil, e onde o visitante consome diversas formas de expressão do Candomblé e do Catolicismo, mesmo quando não tem sua própria identidade religiosa relacionada a estas matrizes. Além disto, no Brasil divulga-se recorrentemente como turismo religioso a visitação a catedrais, igrejas e procissões católicas, menosprezando outras possíveis manifestações religiosas. Considerando que em alguns territórios brasileiros diferentes religiões expressam-se de forma muito notável para o olhar turístico, e que os próprios organismos de gestão pretendem promover o turismo com base na diversidade cultural, este estudo explica por que o turismo nem sempre se desenvolve relacionado às diversas identidades religiosas, mesmo quando são intensamente expressivas no território. Entendendo que a ênfase por parte dos organismos de gestão do turismo em apenas uma ou outra religião implica em limitações para a vivência turística, esta pesquisa tem o objetivo de compreender relações entre desenvolvimento do turismo e diversidade religiosa. Para tanto realiza explorações iniciais na literatura disponível, o que revela que os conceitos de turismo religioso e de turismo cultural não têm potencial explicativo suficiente para fins desta tese. Visando suprir esta lacuna teórica, o presente estudo define um conceito próprio, o de „turismo em territórios de grande densidade religiosa‟, modelado especialmente na transdisciplinaridade entre os campos do conhecimento da geografia, antropologia e gestão do turismo. De posse do novo conceito, busca um território de grande densidade religiosa onde o desenvolvimento do turismo ocorre de forma mais inclusiva da diversidade religiosa. Este foi o caso do turismo no Novo México, estado que possui uma das maiores populações de Índios Americanos nos EUA, e onde as comunidades tribais são ativas na gestão do turismo que ocorre em seus territórios soberanos, modelando as possibilidades de desenvolvimento do turismo. Sendo o contexto propício para operacionalizar o conceito proposto, o caso do Novo México permite sustentar a tese de que o desenvolvimento do turismo está relacionado à habilidade que seus organismos de gestão têm para capturar as formas de expressão das identidades religiosas, que são, por sua vez, moldadas na trajetória histórica através de constantes dinâmicas de afirmação de poderes e de resistência. O estudo conclui que turismo pode ser compreendido como um mecanismo de poder em territórios de grande densidade religiosa, no qual o discurso construído sobre as identidades culturais é um dos principais elementos definidores da vivência turística. Aponta como os organismos de gestão podem capturar as formas de expressão das diversas identidades religiosas melhorando a vivência turística para turistas e para comunidades locais. Evidencia que o discurso dos organismos de gestão confere ao turismo a dupla característica de ser ao mesmo tempo um mecanismo que reflete e traduz a diversidade religiosa do território para o turista, e um mecanismo que interfere na afirmação ou transformação das relações de poder presentes no território.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento do turismopt_BR
dc.subjectPolíticas para o turismopt_BR
dc.subjectDiscurso turísticopt_BR
dc.subjectConsumo turísticopt_BR
dc.subjectGestão do turismopt_BR
dc.subjectIdentidades religiosaspt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectTransformação e resistênciapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectBahiapt_BR
dc.subjectNovo Méxicopt_BR
dc.subjectComunidades Indígenas Norte-Americanaspt_BR
dc.subjectAcoma Pueblopt_BR
dc.subjectSantuário de Chimayópt_BR
dc.subjectSanta Fépt_BR
dc.subjectOrganismos de gestão do turismopt_BR
dc.titleGestão do turismo em território de grande densidade religiosa: o caso do Novo Méxicopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coBrulotte, Ronda-
dc.contributor.refereesCasado, Tania-
dc.contributor.refereesBraga, Débora Cordeiro-
dc.contributor.refereesFrança Filho, Genauto Carvalho-
dc.contributor.refereesRibeiro, Maria Teresa Franco-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIEGRID GUILLAUMON.pdf6,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.