Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24656
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Paulo Costa-
dc.contributor.authorAssis, Alfredo José Moura de-
dc.creatorAssis, Alfredo José Moura de-
dc.date.accessioned2017-11-23T17:57:40Z-
dc.date.available2017-11-23T17:57:40Z-
dc.date.issued2017-11-23-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.issnCDU 78.011.26-22 ed-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24656-
dc.description.abstractA pesquisa, essencialmente qualitativa indutiva, visa demonstrar o uso de estratagemas do arranjo musical, evidenciados a partir da sua prática em Salvador, Bahia, Brasil, de 1985 a 2000, bem como no Brasil, desde 1963, para a análise narrativa de arranjos e sua composição. O estudo pertence à categoria da memória, estudo de caso, oralidade, aprendizado informal de música, e música carnavalesca baiana. Para que a estratégia de diferentes arranjadores fosse demonstrada, selecionou-se um conjunto de amostras e participantes. Desses grupos, os participantes e fontes escolhidas para aplicação do instrumento de coleta de informações foram alguns arranjadores e compositores vinculados à cultura popular baiana, suas obras, pensamentos e procedimentos, por ser esse o conjunto com incidência significativa para os quinze primeiros anos da axé music. Entrevistas foram feitas e fonogramas auscultados. Tais observações geraram vértices norteadores que identificaram táticas que o arranjador pode utilizar na guerra do negócio da música. Os resultados obtidos revelaram que a prática do arranjo pode ser ensinada e estudada, também, a partir de uma perspectiva narrativa, sem uma necessidade obrigatória de notação ou de uso de escrita musical. A investigação desvelou, ainda, o pouco conhecimento das ações de alguns dos principais expoentes do arranjo deste metagênero, reflexo de um certo distanciamento do pensamento filosófico predominante nas academias da prática das ruas da “Bahia, cidade de São Salvador”.pt_BR
dc.description.abstractThe research, essentially qualitative inductive, aims to demonstrate the use of stratagems of the musical arrangement, evidenced from its practice in Salvador, Bahia, Brazil, from 1985 to 2000, as well as in Brazil, since 1963, for the narrative analysis of arrangements and its composition. The study belongs to the category of memory, case study, orality, informal learning of music, and Bahian carnival music. In order to demonstrate the strategy of different arrangers, a set of samples and participants was selected. From these groups, the population and sources chosen for the application of the instrument of information collection were some arrangers and composers linked to the Bahian popular culture, their works, thoughts and procedures, since this is the group with significant incidence for the first fifteen years of axé music . Interviews were made and phonograms were heard. Such observations generated guiding vertices that identified tactics that the arranger can use in the music business war. The results showed that the practice of the arrangement can be taught and studied, also, from a narrative perspective, without an obligatory need for western musical notation or writing. The investigation also revealed little knowledge of the actions of some of the main exponents of the arrangement of this metagenre, reflecting a certain distance from the predominant philosophical thought in the academies with the practice of the streets of the city of São Salvador.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise de Arranjos Musicais e Música Popularpt_BR
dc.subjectAnálise Musicalpt_BR
dc.subjectNarratividade Musicalpt_BR
dc.subjectComposiçãopt_BR
dc.subjectArranjopt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectHistória da Músicapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectContos Maravilhosopt_BR
dc.subjectNegócio da Músicapt_BR
dc.subjectAxé Musicpt_BR
dc.subjectCultura baianapt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectDionisopt_BR
dc.subjectOrfeupt_BR
dc.subjectAlfredo Mourapt_BR
dc.subjectMúsica Popular – Cultura baianapt_BR
dc.subjectArranjo Musical – Análise – Composiçãopt_BR
dc.subjectHistória da Música – Narrativa Musicalpt_BR
dc.titleMúsica popular: arranjo como dimensão do comporpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesLima, Paulo Costa-
dc.contributor.refereesOliveira, Paulo Cesar Miguez de-
dc.contributor.refereesLühning, Angela Elisabeth-
dc.contributor.refereesRobatto, Lucas-
dc.contributor.refereesCastro, Angelo Tavares-
dc.publisher.departamentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Música Popular-arranjo como dimensão do compor.TESE PHD Alfredo Moura.pdf42,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.