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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMilani, Carlos Roberto Sanchez-
dc.contributor.authorKreitlon, Maria Priscilla-
dc.creatorKreitlon, Maria Priscilla-
dc.date.accessioned2017-11-16T15:28:04Z-
dc.date.available2017-11-16T15:28:04Z-
dc.date.issued2017-11-16-
dc.date.submitted2008-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24583-
dc.description.abstractComo conseqüência das profundas transformações políticas, econômicas e sociais ocorridas no Brasil e no mundo a partir dos anos 80, e intensificadas durante a década de 90, os papéis que competem às esferas pública, privada e às organizações da sociedade civil encontram-se em nítido processo de questionamento e de redefinição. Simultaneamente, é possível observar que em vários campos – particularmente nos movimentos sociais, nos meios de comunicação, nos ambientes corporativos e nos corredores acadêmicos - o discurso afirmando a tradicional visão da empresa como mera maximizadora de lucros vem sendo gradualmente substituído em favor de um modelo mais humano, democrático e preocupado com o longo prazo. É curioso notar que os temas centrais desse discurso – ética, responsabilidade social, diálogo com as partes interessadas, governança, transparência e sustentabilidade – dizem respeito a aspectos que, tradicionalmente, fizeram parte das reivindicações da sociedade civil e das obrigações do Estado, mas que aparecem agora como sendo marcadamente de competência do setor privado. Na pesquisa aqui apresentada, os discursos sobre responsabilidade social empresarial (RSE) são tomados como objeto heurístico a partir do qual é possível evidenciar de que maneira um determinado conjunto de princípios e valores, estreitamente vinculados ao projeto político neoliberal, são construídos, difundidos e assimilados na sociedade contemporânea. Partindo da premissa de que, desde os anos 1970, as corporações transnacionais tornaram-se instituições paradigmáticas do mundo social, exploramos a lógica, a retórica e as estratégias de legitimação que as mesmas têm se empenhado em promover no seu espaço transnacional de atuação, um território globalizado e quase sem fronteiras. Com esse intuito, analisamos a partir de um viés crítico a emergência, a luta por hegemonia, a recontextualização e a operacionalização dos discursos sobre RSE no campo social como um todo. Argumentamos que esses discursos possuem particular relevância nos dias de hoje, dada sua influência na definição e redefinição do que constituam interesses públicos e interesses privados, e na demarcação da fronteira que os separa. Por fim, tomamos como objeto empírico as manifestações concretas dos discursos sobre RSE num campo específico – o campo da indústria do petróleo – e discutimos como os mesmos contribuem para legitimar e consolidar uma distribuição de poder que dá novo vigor à ordem capitalista.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResponsabilidade social empresarialpt_BR
dc.subjectAnálise crítica do discursopt_BR
dc.subjectTeoria dos campospt_BR
dc.subjectLegitimidadept_BR
dc.subjectIndústria do petróleopt_BR
dc.titleO discurso da responsabilidade social empresarial ou a lógica e a retórica da legitimação: um olhar sobre o campo do petróleopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesCarvalho, Cristina Amélia-
dc.contributor.refereesAlmeida, Edmar Luís Fagundes de-
dc.contributor.refereesLaniado, Ruthy Nadia-
dc.contributor.refereesSchommer, Paula Chies-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece en las colecciones: Tese (NPGA)

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