Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24562
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.authorSantos, Marlene Oliveira dos-
dc.creatorSantos, Marlene Oliveira dos-
dc.date.accessioned2017-11-09T19:55:51Z-
dc.date.available2017-11-09T19:55:51Z-
dc.date.issued2017-11-09-
dc.date.submitted2017-09-25-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24562-
dc.description.abstractA pesquisa aqui apresentada em nível de doutoramento versa sobre currículos praticados com bebês em escolas públicas de Educação Infantil do município de Salvador-Bahia. Para atingir seu escopo, delineou-se como objetivo geral engendrar reflexões, por meio das narrativas de professoras, sobre currículos praticados com bebês no cotidiano de escolas de Educação Infantil (Berçário) da Rede Municipal de Ensino de Salvador e suas interfaces com as políticas públicas educacionais e a docência com bebês. Fez-se essa análise a partir da escuta das narrativas de seis professoras que exercem a docência em três Centros Municipais de Educação Infantil que atendem bebês. Aos encontros para a escuta das narrativas das docentes nomeou-se de Tertúlias Narrativas e aos instrumentos metodológicos de instrumentos, tais como: de registro (caderno de anotações, relatos escritos feitos pelas professoras, gravadores de áudio (celular e gravador de voz), máquina fotográfica e máquina de filmar); de mediação (cesto de tesouros) e de síntese (cesto de palavras). A tessitura teórico-metodológica sustentou-se em concepções, ideias e argumentos de autores filiados em diferentes campos de conhecimento (Pedagogia, Psicologia, Filosofia,Sociologia, História e Antropologia), dentre eles, as professoras integrantes da pesquisa. As reflexões e conclusões sobre os currículos praticados com bebês intercruzaram-se com diálogos sobre currículo, cotidiano, vida cotidiana e narrativa,docência, planejamento, observação, documentação pedagógica, interpretação e especificidades da ação pedagógica com os bebês. Do que foi interpretado, concluiu-se que os currículos praticados com bebês se concretizam no cotidiano da escola mediante a ação humana, as relações entre os sujeitos (professoras, bebês, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI) e outros profissionais que trabalham na escola) e as condições materiais e não materiais ofertadas pelo estado para o exercício da docência com os bebês. O que é vivido no cotidiano de cada Centro Municipal de Educação pelas professoras, bebês e ADI é ressonância da qualidade e do alcance das políticas públicas destinadas à Educação Infantil, em nível local e nacional. Concluiu-se também que os currículos praticados com bebês são trançados com diferentes referências teórico-metodológicas e que a ação pedagógica, intencionalmente planejada, dá sinais de mudanças quanto à compreensão das capacidades e potências do bebê, aos procedimentos metodológicos de educaçãocuidado experienciados no cotidiano com os bebês, ao reconhecimento de que os bebês influenciam no exercício da docência e ensinam as professoras a tornarem-se professoras de bebês.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The research presented here in PhD level is about subjects practiced with babies at public schools in the Municipal Network of teaching in Salvador/Bahia. To achieve the aim, it was established as a general objective to project reflections using teacher’s narratives about subjects practiced with babies in their everyday lives at schools of Child Education (nursery) in the Municipal Network of teaching in Salvador and its interfaces with public educational politics and babies teaching. This analysis was made from the listening of narratives of six teachers that perform their work at three Municipal Centers of Child Education that attend babies. The meetings to listen to the narratives by the teachers were named “Tertúlias Narrativas” and also to the methodological instruments such as: register (notebooks, teachers’ written stories, audio recorder (mobile phone and voice recorder), camera for photos and videos); mediation (basket of scissors) and synthesis (basket of words). The theoretical-methodological structure is sustained in conceptions, ideas and arguments of authors in different areas of knowledge (Pedagogy, Psychology, Philosophy, History and Anthropology) and among them, the teachers that participated in the research. The reflections and conclusions about the subjects practiced with babies cross each other with dialogues about the subjects, daily, daily life and narrative, teaching, planning, observation, pedagogical documentation, interpretation and specificities of the pedagogical action with the babies. From what was understood, it was concluded that the subjects practiced with babies were accomplished in the school daily by human action, relationship between the participants (teachers, babies, auxiliaries of child development and other professional who work in the school) and the material and non-material conditions offered by the state to practice the teaching of babies. What are experienced daily at each Municipal Center of Education by the teachers, babies and auxiliaries of child development are the resonance of quality and the reaching of public politics directed to Child Education, in a local and national level. It can also be concluded that the practiced subjects with babies are attached with different theoretical-methodological references and that the pedagogical action, intentionally planned, they give signs of changing related to the comprehension of capacities and potential of the babies, methodological procedures of caring education experienced daily with the babies, recognition that babies interfere in the teaching exercise and teach the teachers to become baby teacherspt_BR
dc.description.abstractRIASSUNTO La ricerca qui presentata, per la tesi di dottorato, si riferisce ai curriculum realizzati con i bambini degli Asili Nido Pubblici nella città di Salvador di Bahia. Per raggiungere il suo scopo, si è definito come obbiettivo principale riflettere, attraverso le narrazioni degli insegnanti, sulla effettivazione quotidiana del curriculum nei Nidi d’Infanzia Pubblici di Salvador e le sue interfacce con le politiche pubbliche sull’educazione e l' attività docente con i bambini dai tre mesi ai tre anni. Questa analisi è stata realizzata ascoltando le storie di sei insegnanti che lavorano in tre Nidi d’Infanzia Comunali. Gli incontri per l’ascolto delle storie degli insegnanti sono stati nominati di “Tertúlias Narrativas” e sono stati usati diversi strumenti metodologici, quali: registro (quaderno di annotazioni, relazioni scritte dagli insegnanti, registri audio (cellulare e registratori di voce), fotografie e filmati; mediazione (cesto dei tesori) e sintesi (cesto delle parole). La tessitura teorico-metodologica si è sostenuta su concetti, idee e argomenti di autori di differenti aree del sapere (Pedagogia, Psicologia, Filosofia, Sociologia, Storia e Antropologia), tra i quali, le insegnanti che hanno integrato la ricerca. Le riflessioni e le conclusioni sul curriculum, praticato con i bambini, si sono intersicati con i dialoghi su questo, la vita quotidiana, le narrazioni, la pratica docente, la pianificazione, l’osservazione, la documentazione pedagogica, l’interpretazione e la specificità dell’ azione pedagogica con i bambini. Da ciò che è stato interpretato, si è concluso che il curriculum praticato con i bambini si concretizza nel quotidiano del Nido d’Infanzia mediante l’azione umana, le relazioni dei soggetti coinvolti (insegnanti, bambini, ausiliare di sviluppo infantile (ADI) e altri funzionari che lavorano nella scuola) e le condizioni materiali e non, offerte dallo Stato per l'insegnamento ai bambini piccoli dei Nidi d’ Infanzia. Ciò che si vive nel quotidiano di ogni Nido d’ Infanzia Comunale, da insegnanti, bambini e ADI è la risonanza della qualità e della realizzazione delle politiche pubbliche rivolte all’ educazione dei bambini dai tre mesi ai tre anni, a livello locale e nazionale. Si è inoltre concluso che i curriculum praticati con i bambini sono intrecciati con i diversi riferimenti teorici-metodologici e l'azione pedagogica, intenzionalmente pianificata, rivela segnali di cambiamento sulla comprensione delle capacità e potenzialità del bambino, sulle procedure metodologiche di educazionecura sperimentati nel quotidiano con i piccoli, e il riconoscimento che i bambini influenzino l’esercizio docente e formano gli insegnanti perchè diventino veri specialisti nell’ educazione destinata ai bambini più piccoli.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículos praticadospt_BR
dc.subjectPraticantes do currículopt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectProfessoras - Narrativas pessoaispt_BR
dc.subjectSubjects practicedpt_BR
dc.subjectParticipants of the subjectpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectBabiespt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.subjectCurricolo praticatipt_BR
dc.subjectPraticanti del curricolopt_BR
dc.subjectInsegnantipt_BR
dc.subjectBambini piccolipt_BR
dc.subjectInsegnamentopt_BR
dc.subjectNarrazionipt_BR
dc.title"Nós estamos falando! E vocês, estão nos escutando?" Currículos praticados com bebês: professoras com a palavrapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesRosa, Mariete Félix-
dc.contributor.refereesCruz, Sílvia Helena Vieira-
dc.contributor.refereesRamos, Tacyana Karla Gomes-
dc.contributor.refereesAlmeida, Vanessa Sievers de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_DOUTORADO_MARLENE_OLIVEIRA_DOS_SANTOS_2017.pdf4,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.