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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24523
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | França Filho, Genauto Carvalho de | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Vanessa Lacerda | - |
dc.creator | Medeiros, Vanessa Lacerda | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-06T20:54:03Z | - |
dc.date.available | 2017-11-06T20:54:03Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-06 | - |
dc.date.submitted | 2017-07-11 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24523 | - |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, diante do cenário de desigualdade e exclusão social, iniciativas relacionadas às microfinanças e à inclusão financeira ganharam destaque. No entanto, em paralelo aos processos de bancarização e financeirização, ampliando o acesso de populações excluídas dos sistemas financeiros tradicionais a produtos e serviços financeiros, observa-se também a banalização da oferta de crédito, provocando riscos e resultados controversos, como é o caso dos crescentes níveis de endividamento. Diante desse cenário, o tema da educação financeira desponta, sendo visto, muitas vezes, como a solução para os problemas relativos ao que se coloca como “analfabetismo financeiro”. Abordagens mais críticas ao tema, no entanto, sugerem uma análise mais contextualizada, considerando aspectos estruturais e especificidades das diferentes realidades. Esta dissertação tem como principal objetivo, portanto, compreender as concepções e práticas de educação financeira em experiências alternativas ao sistema financeiro tradicional. Para tanto, realiza-se um estudo de caso, a partir de uma abordagem qualitativa, a fim de explorar as concepções e práticas de educação financeira em um Banco Comunitário de Desenvolvimento (BCD) brasileiro, o Banco Palmas. Os principais achados da pesquisa sugerem a confirmação de seu pressuposto inicial de que as experiências do Palmas, atuante sob a lógica das finanças solidárias, apresentam concepções e práticas ampliadas acerca do tema da educação financeira, buscando considerar aspectos estruturais, sociais, econômicos e culturais em suas metodologias. Ressalta-se, entretanto, algumas limitações e desafios relacionados às diversas abordagens práticas, bem como possibilidades de avanços para o campo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização financeira | pt_BR |
dc.subject | Finanças solidárias | pt_BR |
dc.subject | Bancos Comunitários de Desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Educação financeira e finanças solidárias: impasses conceituais; limites e avanços na prática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Hillenkamp, Isabelle | - |
dc.contributor.referees | Rigo, Ariádne Scalfoni | - |
dc.publisher.departament | Escola de Administração | pt_BR |
dc.publisher.program | Núcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (NPGA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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