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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Gilberto Tadeu Reis da-
dc.contributor.authorGomes, Virginia Crispina de Oliveira-
dc.creatorGomes, Virginia Crispina de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-09-18T19:55:25Z-
dc.date.available2017-09-18T19:55:25Z-
dc.date.issued2017-09-18-
dc.date.submitted2016-03-31-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24205-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi descrever o perfil dos docentes da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem. Acreditando que esse perfil permite conhecer um dos responsáveis pela formação de técnicos de enfermagem do Sistema Único de Saúde e para ele: o docente. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizada em uma escola de formação técnica em saúde vinculada à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Participaram desta pesquisa 19 docentes. O projeto guarda-chuva, ao qual esta pesquisa faz parte, foi submetido à Plataforma Brasil, respeitando os aspectos éticos, com base na Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. A partir disso, procedeu-se a aplicação do instrumento adaptado da dissertação de Bassinelo 2002. O instrumento foi composto de 17 perguntas, dividas em quatro blocos, que explicitavam: primeiro bloco: a caracterização dos docentes, formação e educação permanente, atuação profissional e atuação docente. Os dados coletados com cada docente através do questionário foram organizados segundo número atribuído a cada participante e digitados no FormSUS para organização e tabulação dos dados. Os resultados apresentados mostram que há predominância de docentes na faixa etária de 50 ou mais; todas as docentes são do sexo feminino e a maioria é casada. Além disso, a predominância de docentes formadas há 15 anos ou mais e mais de 15 anos de atuação na docência. Evidencia-se que, para a maioria dos docentes, a docência constitui-se na atividade profissional principal e a grande maioria são contratadas efetivas. Um dado da pesquisa que nos fez refletir foi que todos os docentes têm alguma habilitação, especialização, programa de mestrado/doutorado ou licenciatura em enfermagem. Evidenciando que os docentes desta pesquisa buscam alguma forma para aprimorar sua prática docente. Diante disso, sugerimos mais estudos sobre os docentes da Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem, considerando condições de trabalho e sua formação pedagógica; considerando que estes pontos refletem diretamente em uma formação de qualidade para os técnicos de enfermagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.titlePerfil dos docentes da educação profissional técnica de nível médio em enfermagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Rosana Maria de Oliveira-
dc.contributor.refereesSilva, Gilberto Tadeu Reis da-
dc.contributor.refereesFernandes, Josicélia Dumêt-
dc.contributor.refereesTeixeira, Giselle Alves da Silva-
dc.contributor.refereesCordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira-
dc.publisher.departamentEscola de Enfermagempt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagempt_BR
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