Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24142
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNascimento, Joatan do-
dc.contributor.authorMedeiros, Almir Santos de-
dc.creatorMedeiros, Almir Santos de-
dc.date.accessioned2017-08-30T13:37:56Z-
dc.date.available2017-08-30T13:37:56Z-
dc.date.issued2017-08-30-
dc.date.submitted2017-05-08-
dc.identifier.issnDissertação de Mestrado-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24142-
dc.description.abstractA presente pesquisa propõe uma abordagem sobre a minha prática musical na construção de arranjos para quarteto de saxofones, enfocando o tratamento rítmico empregado nessa elaboração instrumental. Para essa investigação, utilizei as composições: “Ainda me Recordo” do compositor Pixinguinha, e “Sempre” do compositor K-Ximbinho, ambas pertencentes ao repertório do Choro, gênero musical urbano surgido no Rio de Janeiro, a partir da segunda metade do século XIX. A pesquisa pretende ainda apontar estratégias que auxiliem na transposição do universo rítmico deste gênero musical brasileiro, para a realidade predominantemente melódica de um quarteto de saxofones. Como resultado, espera-se ainda que esta escrita musical possa traduzir as nuances rítmicas presentes nessa música de origem urbana. Como Produto Profissional decorrente dessa prática, apresentarei uma coletânea de dez choros para quarteto de saxofones, com arranjos de minha autoria. Palavras-chave: Arranjo; Choro; Quarteto de Saxofones.pt_BR
dc.description.abstractThe present research proposes an approach on my musical practice in the construction of saxophone quartet arrangements focusing on the rhythmic treatment used in this instrument ensemble. For this investigation, I used the compositions "Ainda Me Recordo" composed by Pixinguinha and "Sempre" by K-Ximbinho, both included to the repertoire of "Choro", an urban musical genre that emerged in Rio de Janeiro from the second half of the 19th century. The research also intends to indicate strategies that help in the transposition of the rhythmic universe of this brazilian musical genre, to the predominantly melodic reality of a saxophone quartet. As a result, it is hoped that this musical writing can translate, the rhythmic nuances present in this music of urban origin. As a professional product resulting from this practice, I will present a collection of ten choros for saxophone quartet with arrangements composed by me. Keywords: Arrangement; Choro; Saxophone Quartet.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArranjopt_BR
dc.subjectChoropt_BR
dc.subjectQuartetospt_BR
dc.subjectSaxofonept_BR
dc.titleArranjos de choro para quarteto de saxofones: uma abordagem rítmica desta práticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesRobatto, Pedro-
dc.contributor.refereesCajazeira, Regina Célia de Souza-
dc.contributor.refereesNascimento, Joatan-
dc.publisher.departamentEscola de Música da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCF Almir Medeiros FINAL3.pdf38,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.