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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24074
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Vargens, Meran Muniz da Costa | - |
dc.contributor.author | Gómez, Paula Andrea Murillo | - |
dc.creator | Gómez, Paula Andrea Murillo | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-22T12:29:31Z | - |
dc.date.available | 2017-08-22T12:29:31Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-22 | - |
dc.date.submitted | 2017-06-02 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24074 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho estabelece diálogos entre o território da arte e da terapia, rastreando como a vulnerabilidade e o autoconhecimento que o processo para acordar o próprio palhaço possibilita, podem ter efeitos sobre o estado de saúde; encontrando um paradoxo ao constatar que mesmo sem procurar uma finalidade estritamente terapêutica, o efeito terapêutico acontece. Este trabalho apresenta duas experiências de oficinas de palhaço: com um grupo de mulheres vítimas da violência sócio-política em Medellín, Colômbia, e com um grupo de usuários de saúde mental de alguns centros de atenção psicossocial (CAPS) de Salvador, Brasil. A pesquisa aborda os desafios pedagógicos que surgiram durante os encontros, questão que impulsionou novas descobertas e práticas que possibilitaram chegar a certas compreensões sobre o processo para acordar o próprio palhaço e a necessidade de adaptar a pedagogia ao grupo com o qual se trabalha. Dentro do referencial teórico estabeleceram-se proximidades com o conceito de estado de saúde, desenvolvido por Hélia Borges; a pedagogia do palhaço de Jacques Lecoq; o corpo vibrátil, trabalhado por Suely Rolnik; o oficio alquímico e as poéticas da transformação de si, em palavras de Cassiano Quilici; o poder da vulnerabilidade de Brené Brown e o arquétipo da sombra de Carl Jung. Por fim, chegou-se a conclusão que o processo para acordar o próprio palhaço, com o intuito de acompanhar o viajante pelo caminho de conexão consigo mesmo que o palhaço oferece, pode sim se reverter na melhora do estado de saúde como resultado da aceitação de si mesmo com o olhar brincalhão, poético e leve do palhaço. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Cnpq | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Palhaço | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Autoconhecimento | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | O corpo em estado de palhaço: vulnerabilidade e autoconhecimento a serviço do estado de saúde | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Marfuz, Luiz César Alves | - |
dc.contributor.referees | Cunha, Litza Andrade | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | 8.03.05.00-8 Teatro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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O CORPO EM ESTADO DE PALHAÇO.pdf | 3,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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