Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24074
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVargens, Meran Muniz da Costa-
dc.contributor.authorGómez, Paula Andrea Murillo-
dc.creatorGómez, Paula Andrea Murillo-
dc.date.accessioned2017-08-22T12:29:31Z-
dc.date.available2017-08-22T12:29:31Z-
dc.date.issued2017-08-22-
dc.date.submitted2017-06-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24074-
dc.description.abstractO presente trabalho estabelece diálogos entre o território da arte e da terapia, rastreando como a vulnerabilidade e o autoconhecimento que o processo para acordar o próprio palhaço possibilita, podem ter efeitos sobre o estado de saúde; encontrando um paradoxo ao constatar que mesmo sem procurar uma finalidade estritamente terapêutica, o efeito terapêutico acontece. Este trabalho apresenta duas experiências de oficinas de palhaço: com um grupo de mulheres vítimas da violência sócio-política em Medellín, Colômbia, e com um grupo de usuários de saúde mental de alguns centros de atenção psicossocial (CAPS) de Salvador, Brasil. A pesquisa aborda os desafios pedagógicos que surgiram durante os encontros, questão que impulsionou novas descobertas e práticas que possibilitaram chegar a certas compreensões sobre o processo para acordar o próprio palhaço e a necessidade de adaptar a pedagogia ao grupo com o qual se trabalha. Dentro do referencial teórico estabeleceram-se proximidades com o conceito de estado de saúde, desenvolvido por Hélia Borges; a pedagogia do palhaço de Jacques Lecoq; o corpo vibrátil, trabalhado por Suely Rolnik; o oficio alquímico e as poéticas da transformação de si, em palavras de Cassiano Quilici; o poder da vulnerabilidade de Brené Brown e o arquétipo da sombra de Carl Jung. Por fim, chegou-se a conclusão que o processo para acordar o próprio palhaço, com o intuito de acompanhar o viajante pelo caminho de conexão consigo mesmo que o palhaço oferece, pode sim se reverter na melhora do estado de saúde como resultado da aceitação de si mesmo com o olhar brincalhão, poético e leve do palhaço.pt_BR
dc.description.sponsorshipCnpqpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPalhaçopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectAutoconhecimentopt_BR
dc.subjectVulnerabilidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleO corpo em estado de palhaço: vulnerabilidade e autoconhecimento a serviço do estado de saúdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMarfuz, Luiz César Alves-
dc.contributor.refereesCunha, Litza Andrade-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpq8.03.05.00-8 Teatropt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O CORPO EM ESTADO DE PALHAÇO.pdf3,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.