Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGurgel, Paulo Roberto Holanda-
dc.contributor.authorAraújo, Carla Jamille Cerqueira de-
dc.creatorAraújo, Carla Jamille Cerqueira de-
dc.date.accessioned2017-08-18T14:24:14Z-
dc.date.available2017-08-18T14:24:14Z-
dc.date.issued2017-08-18-
dc.date.submitted2014-02-12-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24030-
dc.description.abstractA sensação de impotência diante dos erros ortográficos dos alunos atrelada à indefinição no ensino da ortografia, vivida e também presenciada na fala do outro, motivaram a pesquisa com que se projetou responder sobre as contribuições dos estudos em ortografia para a Pedagogia, de modo a contribuir com o trabalho didático dprofessores em relação a esse aspecto da língua escrita. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de caráter exploratório, em que se procedeu a um levantamento deestudosteóricos e metodológicosrelacionados ao objeto em estudo, no Brasil, sem desconsiderar a perspectiva histórica sob o objeto, buscando reunir informações, em literatura específica,quanto ao ensino da ortografia, elucidar questões teóricas relevantes e repensar o tratamento dado ao ensino, com vistas a devolver a escrita ortográfica à escola com um tom mais humano, dado que ela é constituída socialmente. As análises das opiniões do que historicamente vêm sendo registradas e as compreensões efetivadas mostraram que o ensino da ortografia assume novo formato, reflexivo, que nega um ensino pautado na repetição e memorização, e que cabe ao professor, sujeito responsável por lhe darsentido, difundiresse novo tratamento pedagógico do ensino da escrita ortográfica.pt_BR
dc.description.abstractResumen La sensación de impotencia frente a los errores ortográficos de los alumnos concomitante a la indefinición en la enseñanza de la ortografía, vivida y también presenciada en el habla del otro, motivaron la investigación con que se proyectó responder sobre las contribuciones de los estudios en ortografía para la pedagogía, de modo a contribuir con el trabajo didáctico de profesores en relación a ese aspecto de la lengua escrita. Para esto, se desarrolló una investigación de carácter exploratorio, en la que se procedió a un análisis bibliográfico deestudios teóricos y metodológico relacionado al objeto de estudio, en Brasil, sin desconsiderar la perspectiva histórica sobre el objeto, buscando reunir informaciones cuanto a la enseñanza de la ortografía, elucidar cuestiones teóricas relevantes y repensar el tratamiento dado a la enseñanza, con vistas a devolver a la escritura ortográficaa la escuela con un color más humano, dado que ella es socialmente constituida. Los análisis de las opiniones que históricamente se han registrado y los entendimientos realizados mostraron que la enseñanza de la ortografía asume nuevo formato, reflexivo, que niegauna enseñanza basada en la repetición y memorización, y que cabe al profesor, sujeto responsable por darles sentido, dar voz y vez a ese nuevo tratamiento pedagógico en la enseñanza de la ortografía.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEnsino da escrita ortográficapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEnseñanza de la escritura ortográficapt_BR
dc.titleContribuições dos estudos em orthographia para a pedagogiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.refereesArapiraca, Mary de Andrade-
dc.contributor.refereesOliveira, Rosemary Lapa de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_CARLA JAMILLE C.DE ARAÚJO_ VERSÃO FINAL_2014.pdf3,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.