Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23843
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Elizabeth Matos-
dc.contributor.authorMatos Junior, Urbano Cerqueira-
dc.creatorMatos Junior, Urbano Cerqueira-
dc.date.accessioned2017-08-04T19:48:26Z-
dc.date.available2017-08-04T19:48:26Z-
dc.date.issued2017-08-04-
dc.date.submitted2016-12-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23843-
dc.description.abstractUma das consequências do uso intenso, consistente e consciente do conhecimento nas organizações foi a mudança na importância do uso dos recursos organizacionais. O conhecimento e seu uso para criação e inovação passaram a ser os fatores de produção mais valorizados e procurados para geração de diferenciais competitivos que permitam às organizações sobreviver e vencer neste mundo globalizado. A criação de novos conhecimentos depende da interação contínua entre as pessoas, que ocorre através das trocas e relações sociais, dos diálogos e debates que ocorrem dentro de um grupo. As interações geram, portanto, novas perspectivas, novas premissas e novas compreensões da realidade fazendo com que os conhecimentos individuais gerem novas formas de saberes em âmbito individual e coletivo, potencializando, desse modo, suas formas de produção, difusão e socialização. Surgiu, naturalmente, a necessidade de avançar nos aspectos e mecanismos de gestão dos conhecimentos organizacionais, a fim de evitar não apenas a perda do capital intelectual ou mesmo as possibilidades do seu aproveitamento, mas também de garantir que estejam disponíveis e acessíveis às pessoas certas no momento e espaços certos, dando origem a uma nova área acadêmica e corporativa que passou a ser denominada Gestão do Conhecimento (GC). Especificamente em relação às Instituições de Ensino Superior – IES, observa-se que estas são organizações eminentemente baseadas em conhecimento, e que o utilizam tanto para sua produção social (ensino, pesquisa e extensão) quanto para qualificar seus processos de gestão, o que torna a GC estratégica para as IES. Em função disto, esta pesquisa procurou identificar o grau de Maturidade em Gestão do Conhecimento em uma IES,usando como caso de estudo a Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Para a pesquisa foram desenvolvidos: pesquisa bibliográfica, entrevistas e levantamento com pesquisa estruturada a integrantes da instituição. Concluiu-se que a instituição observada tem uma grande carência de processos e práticas que lhe ajudem a gerir seus conhecimentos, o que pode estar gerando perdas de conhecimento de eficácia e de competitividade institucional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOne of the consequences of using intense, consistent, and conscious knowledge in organizations was the change in the importance of the use of organizational resources. Knowledge and its use for creation and innovation have become the most valued production factors and sought to generate competitive differentials that enable organizations to survive and win in this globalized world. The creation of new knowledge depends on the continuous interaction between people, which occurs through the exchanges and social relations, dialogues and debates that occur within a group. The interactions generate, therefore, new perspectives, new premises and new understandings of reality causing individual knowledge to generate new forms of knowledge in individual and collective scope, increasing thus its forms of production, diffusion and socialization. Emerged, of course, the need to proceed on those aspects and mechanisms of management of organizational knowledge, in order to avoid not only the loss of intellectual capital or even the possibilities of their use, but also to ensure that they are available and accessible to the right people at the moment and certain spaces, giving rise to a new academic and corporate area that came to be called Knowledge Management (KM). Specifically, in relation to higher education institutions – HEI, these are primarily knowledgebased organizations, and who use it both for its social production (teaching, research and extension) and to qualify their management processes, which makes the KM strategic to HEI. In this function, this study sought to identify the degree of maturity in Knowledge Management in a HEI, using as a case study the School of Administration of Bahia (Business School) of the Federal University of Bahia. For the research were developed: bibliographical research, interviews, and survey research structured with institution members. It was concluded that the observed institution has a great shortage of processes and practices that help to manage their knowledge, which may be generating loss of knowledge, efficiency and competitiveness.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectGestão do Conhecimentopt_BR
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Bahia – UFBApt_BR
dc.subjectEscola de Administração da Bahiapt_BR
dc.titleIdentificação do nível de maturidade em gestão do conhecimento das instituições de ensino superior: uma avaliação da Escola de Administração da UFBApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coHastenreiter Filho, Horacio Nelson-
dc.contributor.refereesChassagnes Izquierdo, Oscar Eleutério-
dc.contributor.refereesGarcia Fernandez, Francisco-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programNPGApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Urbano Matos.pdf3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.