Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23804
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCâmara, Antônio da Silva-
dc.contributor.authorRocha, Daniel Pereira-
dc.creatorRocha, Daniel Pereira-
dc.date.accessioned2017-08-03T11:57:54Z-
dc.date.available2017-08-03T11:57:54Z-
dc.date.issued2017-08-03-
dc.date.submitted2016-07-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23804-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objeto de estudo o Festival de Cinema Panorama Internacional Coisa de Cinema (PICC) que acontece na cidade de Salvador tendo como foco a sua décima (2014) e décima primeira edição (2015). Busca-se através desta pesquisa investigar o papel do cinema, enquanto arte, de provocar a reflexão pública sobre as estruturas sociais, e no caso particular deste evento qual a sua capacidade de contribuir para uma concepção sui generis de cinema em um contexto amplo e de disputa associado à produção de bens simbólicos (ou culturais). Parte-se do entendimento que as estruturas sociais são arranjos padronizados que constituem o caráter normativo da sociedade bem como suas sanções legais, além de posições e papéis sociais, cuja apreensão pode se dar a partir de um momento liminar. Assim o estudo consiste na tentativa de compreender em que medida o festival ao utilizar o filme enquanto símbolo permite que os atores (realizadores) que participam desse “ritual” encontrem modos de refletir e criticar a sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this dissertation is to study the Festival Panorama Internacional Coisa de Cinema that happens in the city of Salvador focusing on its tenth (2014) and eleventh edition (2015). This research seeks to investigate the role of cinema, as an art, to provoke public reflection on social structures, and in the particular case of this event what its capacity to contribute to a sui generis conception of cinema in a broad context and dispute associated with the production of symbolic goods (or cultural). It is understood that social structures are standardized arrangements that constitute the normative character of society as well as its legal sanctions, further on as positions and social roles, whose apprehension can occur from a liminality moment. Thus, the study is the attempt to understand to what extent the festival in using the film as a symbol allows the social actors (filmmakers and producers) participating in this ”ritual”to find ways to reflect and criticize society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema.pt_BR
dc.subjectDinâmica cultural.pt_BR
dc.subjectFestival.pt_BR
dc.titleDinâmica cultural: cinema, ritual e política a partir do festival panorama internacional coisa de cinemapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesLuciano, Fernando Firmo-
dc.contributor.refereesOliveira, Augusto Souza de Sá-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação [Daniel Rocha].pdf5,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.