Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPalacios, Marcos-
dc.contributor.authorTeixeira, Juliana-
dc.creatorTeixeira, Juliana-
dc.date.accessioned2017-07-12T17:40:41Z-
dc.date.available2017-07-12T17:40:41Z-
dc.date.issued2017-07-12-
dc.date.submitted2015-12-18-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23547-
dc.description.abstractMudanças significativas têm ocorrido na produção de conteúdos jornalísticos contemporâneos, buscando-se empreender usos inovadores dos recursos audiovisuais, bem como a utilização das potencialidades abertas pelas funcionalidades integradas nos dispositivos móveis (smartphones e tablets), configurando um novo campo de possibilidades para experimentações. Embora existam inúmeras pesquisas sobre o audiovisual na internet, em especial sobre as webtvs, e sobre diversos aspectos dos dispositivos móveis, poucas são as que integram essas duas temáticas: o audiovisual nos diferentes dispositivos digitais. Partindo de tais premissas, o objetivo geral dessa tese é investigar o panorama contemporâneo de mobilidade e audiovisualização, no âmbito do jornalismo, buscando identificar a emergência de possíveis formas inovadoras de inserção dos conteúdos que integram imagem em movimento e som nos produtos jornalísticos exclusivos para tablets. Busca-se assim caracterizar e conceituar o que denominamos Jornalismo Audiovisual para Dispositivos Móveis. Partiu-se também da hipótese de que as funcionalidades introduzidas pelos novos dispositivos móveis potencializariam usos inovadores de conteúdos que integram imagem em movimento e som. A pesquisa, de caráter exploratório, utilizou o estudo de caso como principal estratégia metodológica, percorrendo diferentes etapas, tais como a revisão bibliográfica, a análise de conteúdo e entrevistas com editores dos cibermeios analisados. No primeiro momento da pesquisa, o corpus de casos estudados foi composto por cibermeios de diferentes tipos e periodicidades, entre os quais incluímos Project Week (Londres – Reino Unido); Katachi (Oslo – Noruega); La Repubblica Sera (Roma – Itália), O Globo a Mais (Rio de Janeiro – Brasil), Estadão Noite (São Paulo – Brasil) e Diário do Nordeste Plus (Fortaleza – Brasil). Já no segundo momento da investigação, analisamos os diários La Presse + (Montreal – Canadá), Mail plus (Londres – Reino Unido) e El Mundo de la Tarde (Madri – Espanha). Com base nos resultados alcançados, confirmamos a hipótese de que as funcionalidades incorporadas nos novos dispositivos móveis têm de fato contribuído para a inserção de maneira inovadora de conteúdos audiovisuais nos produtos jornalísticos exclusivos para tablets, embora alguns dos formatos tradicionais estejam sendo replicados e nem todas as expectativas de inovação abertas pela emergência e difusão dos dispositivos móveis estejam se efetivando.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectCiberjornalismopt_BR
dc.subjectornalismo Audiovisual para Dispositivos Móveispt_BR
dc.subjectTabletspt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.titleJornalismo audiovisual para dispositivos móveis: um estudo das formas de inserção de conteúdos audiovisuais em produtos exclusivos para tabletspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMachado, Elias-
dc.contributor.refereesDalmonte, Edson-
dc.contributor.refereesBarbosa, Suzana-
dc.contributor.refereesCanavilhas, João-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programComunicação e Cultura Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PÓSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Juliana Teixeira_PÓS-BANCA_versao deposito final.pdf38,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.