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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoelho, Juliane Campos-
dc.contributor.authorCoelho, Julita Maria Freitas-
dc.contributor.authorAmorim, Kelly Nascimento-
dc.contributor.authorMonção, Mauricio Mitsuo-
dc.creatorCoelho, Juliane Campos-
dc.creatorCoelho, Julita Maria Freitas-
dc.creatorAmorim, Kelly Nascimento-
dc.creatorMonção, Mauricio Mitsuo-
dc.date.accessioned2017-06-20T14:19:56Z-
dc.date.available2017-06-20T14:19:56Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationRev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 14, n. 1, p. 42-46, jan./abr. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2236-5222-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23211-
dc.description.abstractIntrodução: Através do exame de mamografia é possível a obtenção do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para tanto, deve-se garantir a produção de imagens com alto padrão de qualidade. Entre as técnicas mamográficas, destaca-se a aplicação da compressão dos tecidos das mamas no mamógrafo, logo, faz-se necessário a produção de subsídios para sua correta aplicação pelos profissionais das técnicas radiológicas. Objetivo: Realizar um estudo piloto com o simulador Mammo II Phantom RS750, a fim de avaliar a viabilidade deste como um recurso no processo ensino aprendizagem da compressão mamográfica. Metodologia: Trata-se de um estudo piloto de caráter experimental, onde foram simuladas técnicas básicas de posicionamento mamográfico empregando o simulador Mammo II Phantom RS750 em um mamógrafo modelo Mammomat 3000 Nova-Siemens. Resultados: As simulações nos posicionamentos crânio caudal e médio lateral oblíqua demonstraram a relação existente entre a compressão aplicada em kilogramas de força (Kgf), diminuição da espessura obtida no simulador e redução das doses de radiação X. Os valores para a quilovoltagem (kV), produto da miliamperagem (mA) pelo tempo de exposição (s) e melhor combinação alvo/ filtro foram demonstrados pelo sistema de controle automático de exposição (CAE) do equipamento mamógrafo. Conclusão: Mesmo havendo dificuldades quanto ao posicionamento ideal do simulador e tendo em vista que não há uma padronização da compressão, este estudo demonstrou que o simulador Mammo II Phantom RS750 poderá ser uma ferramenta de implementação ou complementação para ensino e aprendizagem da compressão mamográfica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/11914/9792pt_BR
dc.subjectMamografia.pt_BR
dc.subjectCompressão mamográfica.pt_BR
dc.subjectRadiologia.pt_BR
dc.titleEmprego do Mammo II Phantom RS 750 no processo de ensino aprendizagem da compressão mamográfica – estudo pilotopt_BR
dc.title.alternativeRevista de Ciências Médicas e Biológicaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv.14, n.1pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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