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dc.contributor.advisorSantos, Celso Alberto Saibel-
dc.contributor.authorRehem Neto, Almerindo Nascimento-
dc.creatorRehem Neto, Almerindo Nascimento-
dc.date.accessioned2017-06-16T15:25:18Z-
dc.date.available2017-06-16T15:25:18Z-
dc.date.issued2017-06-16-
dc.date.submitted2016-04-25-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23046-
dc.description.abstractO advento do Kinect desencadeou o crescimento de aplicações voltadas à interação natural, reconhecimento de gestos e ambientes interativos. Com o tempo, percebeu-se que as soluções de interfaces baseadas nesses novos tipos de interação cresciam de maneira rápida e desordenada, sem qualquer preocupação com a formalização de etapas de desenvolvimento. Além disso, questões relativas à forma de representar estas interações, ao contexto onde elas ocorrem e qual o comportamento do ambiente em resposta a estas interações tornaram-se relevantes. Neste sentido, esse trabalho traz como contribuição uma abordagem prática para o desenvolvimento de ambientes interativos através do modelo Where-What-Why-How, ou simplesmente, 3W1H. A solução teve como base uma compilação de tarefas comumente executadas neste tipo de desenvolvimento e relatadas em diversos trabalhos correlatos. A solução parte de três questões principais: (I) quais as reações devem ser disparadas no ambiente interativo; (II) quais as situações que disparam a execução destas reações no ambiente; e, (III) qual o comportamento esperado uma vez que estas situações sejam reconhecidas. O comportamento esperado do ambiente pode ser visto como um conjunto de estados que definem o controle das reações e mudanças dentro do ambiente real ou virtual. A transição entre estes estados comportamentais é feita a partir da composição entre eventos associados, por exemplo, ao reconhecimento de gestos do usuário quando interage com o sistema. A validação da proposta é feita através de alguns estudos de casos completos, que contemplam todas as fases de desenvolvimento e a implementação física do ambiente interativo. Os estudos de caso foram construídos com o auxílio do framework Touch The Air - TTair, uma outra contribuição importante do trabalho.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteractive Environmentpt_BR
dc.subjectUser Centered Designpt_BR
dc.subjectNatural Interactionpt_BR
dc.subjectEvent-Drivenpt_BR
dc.subjectSoftware Developmentpt_BR
dc.subjectModelos para Ambientes Interativospt_BR
dc.subjectAmbientes Interativospt_BR
dc.subjectDesign Centrado no Usuáriopt_BR
dc.titleWhere,What,Whye How: Uma abordagem prática para desenvolvimento de ambientes interativospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesSantos, Celso Alberto Saibel-
dc.contributor.refereesApolinário Júnior, Antonio Lopes-
dc.contributor.refereesVieira, Vaninha-
dc.contributor.refereesSantana, Ivani Lúcia de-
dc.contributor.refereesGourlarte, Rudinei-
dc.publisher.departamentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma Multiinstitucional de Pós-graduação em Ciência da Computação, UFBA-UNIFACS-UEFSpt_BR
dc.publisher.initialsIMpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSistemas Computacionaispt_BR
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