Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorScott Junior, Rowney Archibald-
dc.contributor.authorSibalde, Ricardo Augustus-
dc.creatorSibalde, Ricardo Augustus-
dc.date.accessioned2017-06-06T20:31:39Z-
dc.date.available2017-06-06T20:31:39Z-
dc.date.issued2017-06-06-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.otherCDD 781.46-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22831-
dc.description.abstractO presente trabalho é o resultado de uma pesquisa artística que teve como objetivo o estudo e assimilação prática de procedimentos melódicos, rítmicos e harmônicos executados ao saxofone tenor em improvisações no estilo Samba-Jazz. Através de audições, transcrições, análises e execuções de solos improvisados de alguns importantes saxofonistas que tocavam este estilo musical nos anos 50 e 60, um vocabulário característico foi descoberto e, juntamente com o estudo de técnicas de improvisação usadas no Jazz contemporâneo, ofereceu o suporte necessário para a composição do álbum Estudos em Samba-Jazz para Sax Tenor. Os estudos contidos nesse álbum são baseados em progressões harmônicas de importantes composições do Samba-Jazz. Eles requerem um elevado grau de proficiência instrumental, tendo público-alvo estudantes de saxofone com nível avançado e/ou saxofonistas profissionais que desejem ter contato com esse estilo. Um CD contendo faixas Demo e Play-Along de cada estudo, acompanha o álbum. A inclusão do artigo A prática de progressões harmônicas com instrumentos melódicos como ferramenta auxiliar no estudo da improvisação, que trata da importância do conhecimento prático de progressões harmônicas por um ponto de vista melódico, complementam este trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThis work is the result of an artistic research that had as objective the study and practical assimilation of melodic, rhythmic and harmonic procedures played on tenor saxophone in improvisations in the Samba-Jazz stile. By listening, transcribing, analyzing and performing improvised solos of some important saxophonists that used to play this musical style in the fifties and sixties, a characteristic vocabulary was discovered and, along with the study of improvisation techniques used in contemporary jazz, offered the necessary support for the composition of the album Samba-Jazz Etudes for Tenor Saxophone. The etudes in this album are based on the harmonic progressions of important compositions of Samba-Jazz. They require a high level of instrumental proficiency, having as the target public advanced level saxophone students and/or professional saxophonists who wish to have contact with this stile. A CD including Demo and Play-Along tracks of each etude, accompanies the album. The inclusion of the paper The practice of harmonic progressions with melodic instruments as auxiliary tool in the study of improvisation, that treats the importance of the practical knowledge of harmonic progressions by a melodic point of view,complements this work.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica : Interpretaçãopt_BR
dc.subjectFormas e princípiospt_BR
dc.subjectSaxofonept_BR
dc.titleO saxofone tenor no Samba-Jazz: Estudos de elementos melódicos, rítmicos e harmônicos utilizados na improvisaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesScott Junior, Rowney Archibald-
dc.contributor.refereesRobatto, Lucas-
dc.contributor.refereesSouza, Ubiratan Marques de-
dc.publisher.departamentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes, com ênfase em Instrumentação Musicalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.