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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Luiz Claudio Cajaiba-
dc.contributor.authorFerreira, Taís-
dc.creatorFerreira, Taís-
dc.date.accessioned2017-04-26T12:12:44Z-
dc.date.available2018-04-27T03:01:45Z-
dc.date.issued2017-04-26-
dc.date.submitted2017-03-22-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22094-
dc.description.abstractA tese é uma pesquisa empírica de recepção cênica desenvolvida com 95 depoentes voluntários professores de teatro e dança brasileiros. O objetivo é a análise dos processos de constituição de suas identidades de espectador e os possíveis atravessamentos dessas em suas práticas docentes. A investigação é primordialmente de cunho qualitativo, valendo-se também de dados quantitativos. Os percursos metodológicos empreendidos e as filiações teóricas da tese são justificados através de uma problematização dos estudos de recepção das artes do espetáculo, em uma revisão crítica da teoria da área nas últimas quatro décadas. A construção dos dados empíricos aconteceu através de um questionário escrito composto de 67 questões objetivas e descritivas. O teatro comparado serve como indutor para as análises. Outras fontes foram agregadas ao escopo analítico inicial a fim de compor os macro e micro contextos da pesquisa, tais como documentos oficiais contendo informações sobre os sistemas educacionais do Brasil e da Itália, países onde foi desenvolvido o trabalho. Relatórios de frequentação, hábitos e práticas culturais produzidos por órgãos oficiais de pesquisas no Brasil, na América Latina e na Comunidade Europeia são comparados entre si e com os dados dos depoentes. As análises qualitativas subsequentes abordam as noções de corpo, linguagem e cultura como mediações dos processos de recepção. Discute-se a constituição deste grupo de professores como espectadores, a partir das narrativas escritas relacionadas às memórias de recepção e fruição, aos repertórios adquiridos e às aprendizagens ao longo de suas histórias de vida. É observada a presença de pedagogias do espectador na educação recebida pelos depoentes, bem como nas práticas pedagógicas em teatro e dança que conduzem. Por conseguinte, a análise sugere que os professores se constituem como espectadores através de suas experiências, localizadas em contextos determinados e atravessadas por diferentes instâncias socioculturais. Suas identidades de espectador se imbricam, por sua vez, a suas identidades docentes. O termo identidade de espectador é resultado da intersecção teórica entre os estudos culturais, a educação e as artes performativas. Assim, no trânsito entre professores que aprendem a ser espectador e que ensinam a ser espectador, localizam-se as ponderações finais. Conclui-se a tese com propostas para a formação docente em teatro e dança que instiguem a construção de futuras pedagogias do espectador nos processos de ensino e aprendizagem das artes da cena no Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectteatropt_BR
dc.subjectdançapt_BR
dc.subjectespectadorpt_BR
dc.subjectprofessorpt_BR
dc.subjectidentidadept_BR
dc.titleProfessores/as de teatro e dança brasileiros/as como espectadores/aspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coDe Marinis, Marco-
dc.contributor.refereesVecchi, Roberto-
dc.contributor.refereesHartmann, Luciana-
dc.publisher.departamentEscola de Teatro UFBA (Brasil)pt_BR
dc.publisher.departamentDipartimento delle Arti UNIBO (Itália)pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.programDottorato Arti Visive, Performative, Medialipt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.initialsUNIBOpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes Cênicaspt_BR
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