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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21773
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Costa Eliene Benício Amâncio | - |
dc.contributor.author | Araújo, Gessé Almeida | - |
dc.creator | Araújo, Gessé Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-29T12:16:18Z | - |
dc.date.available | 2017-03-29T12:16:18Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-29 | - |
dc.date.submitted | 2017-02-20 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21773 | - |
dc.description.abstract | A presente tese investiga a censura sofrida pelo dramaturgo Plínio Marcos de Barros (1935-1999), tendo como recorte o intervalo entre 1958 e 1969, fase que representa o seu estabelecimento como autor de teatro responsável por, pioneiramente, abordar o universo dos marginalizados sociais do Brasil. Este ciclo de produção coincide com o período no qual se deram os princiais embates entre as suas obras de análise social de uma classe desassistida e a censura teatral, responsável pela proibição de diversas das peças do dramaturgo. Assim, a investigação entrecruza os temas examinados dramaturgicamente pelo autor, reiteradamente interessado pelos párias sociais, seus personagens de complexos arranjos psicológicos e de linguagem vulgar - retratos de uma sociedade injusta - e os elementos de sua personalidade artística e seu caráter insubmisso, mormente frente ao tolhimento da liberdade de expressão dos artistas. Estes rudimentos, em fricção com a censura e a repressão pós golpe de 1964, potencializaram um modo de operação na obra do dramaturgo, chamado aqui de poética da rebeldia, a qual este trabalho explicita. Para tal empreendimento, parte-se do levantamento historiográfico dos principais eventos em torno da censura teatral no Brasil, compreendida como ação inerente à prática do poder no território nacional, da colônia ao golpe militar de 1964. Em seguida, aborda-se a trajetória biográfica do dramaturgo, relevando seu papel junto a sua geração de artistas de teatro responsável por produções engajadas politicamente no campo progressista, fortemente interessada nas questões sociais, fruto de um espírito do tempo associado à resistência como ação emancipatória. Como arremate, aventa-se as bases conceituais da poética da rebeldia, evidenciando tanto os seus alicerces filosóficos quanto os estéticos. Articulando o pensamento de outros autores tais como Camus, Onfray, Deleuze e Guattari, Sousa Santos, Spivack, Gaspari, Boal, Marcuse, Mostaço e o próprio Plínio Marcos, o trabalho aventa as bases conceituais da poética da rebeldia, expondo seus fundamentos filosóficos, bem como estéticos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Plínio Marcos | pt_BR |
dc.subject | Censura | pt_BR |
dc.subject | Poética | pt_BR |
dc.subject | Rebeldia | pt_BR |
dc.subject | Teatro Brasileiro | pt_BR |
dc.title | Plínio Marcos e a poética da rebeldia: a insubmissão contra a censura no teatro brasileiro | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Santos, Graça dos | - |
dc.contributor.referees | Reis, Angela de Castro | - |
dc.contributor.referees | Leão, Raimundo Matos | - |
dc.contributor.referees | Alcântara, Paulo Henrique Correia | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGAC | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Censura Teatral; Teatro Brasileiro; Dramaturgia; Artes do Espetáculo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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