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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta Eliene Benício Amâncio-
dc.contributor.authorAraújo, Gessé Almeida-
dc.creatorAraújo, Gessé Almeida-
dc.date.accessioned2017-03-29T12:16:18Z-
dc.date.available2017-03-29T12:16:18Z-
dc.date.issued2017-03-29-
dc.date.submitted2017-02-20-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21773-
dc.description.abstractA presente tese investiga a censura sofrida pelo dramaturgo Plínio Marcos de Barros (1935-1999), tendo como recorte o intervalo entre 1958 e 1969, fase que representa o seu estabelecimento como autor de teatro responsável por, pioneiramente, abordar o universo dos marginalizados sociais do Brasil. Este ciclo de produção coincide com o período no qual se deram os princiais embates entre as suas obras de análise social de uma classe desassistida e a censura teatral, responsável pela proibição de diversas das peças do dramaturgo. Assim, a investigação entrecruza os temas examinados dramaturgicamente pelo autor, reiteradamente interessado pelos párias sociais, seus personagens de complexos arranjos psicológicos e de linguagem vulgar - retratos de uma sociedade injusta - e os elementos de sua personalidade artística e seu caráter insubmisso, mormente frente ao tolhimento da liberdade de expressão dos artistas. Estes rudimentos, em fricção com a censura e a repressão pós golpe de 1964, potencializaram um modo de operação na obra do dramaturgo, chamado aqui de poética da rebeldia, a qual este trabalho explicita. Para tal empreendimento, parte-se do levantamento historiográfico dos principais eventos em torno da censura teatral no Brasil, compreendida como ação inerente à prática do poder no território nacional, da colônia ao golpe militar de 1964. Em seguida, aborda-se a trajetória biográfica do dramaturgo, relevando seu papel junto a sua geração de artistas de teatro responsável por produções engajadas politicamente no campo progressista, fortemente interessada nas questões sociais, fruto de um espírito do tempo associado à resistência como ação emancipatória. Como arremate, aventa-se as bases conceituais da poética da rebeldia, evidenciando tanto os seus alicerces filosóficos quanto os estéticos. Articulando o pensamento de outros autores tais como Camus, Onfray, Deleuze e Guattari, Sousa Santos, Spivack, Gaspari, Boal, Marcuse, Mostaço e o próprio Plínio Marcos, o trabalho aventa as bases conceituais da poética da rebeldia, expondo seus fundamentos filosóficos, bem como estéticos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlínio Marcospt_BR
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectRebeldiapt_BR
dc.subjectTeatro Brasileiropt_BR
dc.titlePlínio Marcos e a poética da rebeldia: a insubmissão contra a censura no teatro brasileiropt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coSantos, Graça dos-
dc.contributor.refereesReis, Angela de Castro-
dc.contributor.refereesLeão, Raimundo Matos-
dc.contributor.refereesAlcântara, Paulo Henrique Correia-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsPPGACpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCensura Teatral; Teatro Brasileiro; Dramaturgia; Artes do Espetáculopt_BR
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