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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21642
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Santos, Liliana | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Paulo Henrique Mendes | - |
dc.creator | Teixeira, Paulo Henrique Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-13T14:23:08Z | - |
dc.date.available | 2017-03-13T14:23:08Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-13 | - |
dc.date.submitted | 2016-05-24 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21642 | - |
dc.description.abstract | A educação em saúde é uma importante ferramenta de promoção da saúde quando vista sob a perspectiva de valorização dos contextos sociais, econômicos e culturais da comunidade. A base de seu conhecimento é a melhoria das condições de vida e saúde da população. Este estudo objetivou analisar o desenvolvimento das ações de Educação em Saúde na Estratégia Saúde da Família (ESF) em um município da região de saúde Cerrado Tocantins Araguaia. O estudo foi do tipo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, realizado através de entrevistas semiestruturadas individuais com doze profissionais da ESF escolhidos por sorteio. Os dados foram produzidos e analisados a partir das seguintes categorias: A percepção sobre educação em saúde: dualidade saúde-doença x saúde e qualidade de vida; Da percepção à ação: descrição e características; e, Abordagem predominante: Modelo Preventivista ou de Promoção da saúde. Os resultados apontam que a maioria dos profissionais entende e desenvolve educação em saúde na perspectiva tradicional, isto é, focada na prevenção de doenças e na tentativa de mudança de comportamento individual. A abordagem dessas ações revela uma postura vertical, impositiva e institucionalizada, com um sentido único profissional-usuário corroborando para a manutenção do modelo preventivista com foco na cura. Acredita-se que este estudo contribuirá para uma reflexão a respeito do tema na prática e possibilitará a construção de um novo olhar sobre a educação em saúde pautado em relações dialógicas e na valorização do saber popular. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Estratégia Saúde da Família | pt_BR |
dc.subject | Promoção da Saúde | pt_BR |
dc.subject | Modelo Preventivista | pt_BR |
dc.title | Educação em Saúde na Estratégia Saúde da Família: concepções, práticas e abordagens. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Pinto, Isabela Cardoso de Matos | - |
dc.contributor.referees | Jesus, Mônica Lima de | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Sapude Coletiva da Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.publisher.initials | ISC-UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Saúde Coletiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (ISC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Diss PAULO HENRIQUE TEIXEIRA. MP 2016.pdf | 727 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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