Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21627
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMachado Santos, Gláucio-
dc.contributor.authorAntonello, Carla Medianeira-
dc.creatorAntonello, Carla Medianeira-
dc.date.accessioned2017-03-10T12:26:04Z-
dc.date.available2017-03-10T12:26:04Z-
dc.date.issued2017-03-10-
dc.date.submitted2017-02-10-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21627-
dc.description.abstractA presente pesquisa visa estudar os procedimentos para a construção da encenação, a partir da investigação de uma experiência pedagógica em sala de aula e da averiguação do discurso de encenadores como Stanislávski, Meyerhold, Grotowski, Barba, Mnouchkine, Brook e Bogart. Para isso, a proposta é estudar os procedimentos utilizados, a exemplo da análise ativa e da transposição de contos, para a criação da montagem, por meio de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, envolvendo levantamento bibliográfico, leituras e análise crítica das obras selecionadas para o estudo. Nesse processo, foram essenciais o estágio de observação efetuado na disciplina Fundamentos da Dramaturgia do Encenador, a entrevista realizada com a professora Inês Alcaraz Marocco, os questionários e as entrevistas aplicadas aos estudantes e o exame do plano de ensino da disciplina em questão, que é ofertada de forma obrigatória no terceiro semestre do Curso de Graduação em Teatro e pertence ao Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os resultados obtidos revelaram que, apesar de os estudantes seguirem os mesmos procedimentos para a montagem, o processo de criação caracteriza-se por um saber-fazer que ultrapassa o conhecimento técnico, já que abrange universos que envolvem subjetividades em um trabalho coletivo, crítico e criativo, que necessita de comportamentos éticos e da sensação de pertencimento à equipe. Foi possível concluir, ainda, que o professor precisa criar o ambiente favorável para que os estudantes tenham autonomia para realizar as suas respectivas montagens. Nos diferentes trajetos desses processos de criação, dialogaram várias vozes pertencentes ao universo da sala de aula, da professora e dos estudantes, que se movem em meio a paixões próprias nos percursos criativos, a conflitos inerentes à construção do trabalho em uma equipe e a encontros de soluções cênicas que incitam um mergulho cada vez mais profundo na experimentação. Percebeu-se, por fim, que as experiências realizadas na sala de aula se notabilizam em meios para a formação da consciência e da conduta reflexiva, criativa e ética necessária para a formação em direção teatral.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to study the procedures for construction of staging, from the study of the teaching-learning process in the classroom and the examination of directors’ speeches, as Stanislavsky, Meyerhold, Grotowski, Barba, Mnouchkine, Brook and Bogart. For this, it is proposed to study the procedures used in the classroom, such as the active analysis and the transposition of short stories, to create the montage, through a qualitative research of exploratory nature, involving bibliographical survey, readings and critical analysis of the works selected for this study. In addition, it was used the observation internship conducted for the subject Fundamentals of Dramaturgy, the interview with the professor Inês Alcaraz Marocco, questionnaires and interviews conducted with students as well as the teaching plan of the aforementioned subject, which is a mandatory offer to the third semester in the Undergraduate Program in Theatre of the Department of Dramatic Arts of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Results showed that, although students follow the same procedures for the montage, the creation process is characterized by a know-how that goes beyond the technical knowledge, since it covers universes involving subjectivities in a collective, critical and creative work, which requires ethical behavior and the feeling of belonging to a group. It was also possible to conclude that the professor needs to create a favorable environment in order to the students have autonomy to carry out their respective montages. In the different paths of these creation processes, several voices belonging to the universe of the classroom, the teacher and the students have dialogued, moving through their own passions in the creative paths, besides the conflicts inherent in the construction of the work in a team and the findings of scenic solutions that incite an ever deeper dive into experimentation. Finally, it was observed that the experiments conducted in the classroom are notable as means for the formation of consciousness and reflexive, creative and ethical conduct necessary for the formation in theatrical direction.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de encenaçãopt_BR
dc.subjectProcedimentos de encenaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho coletivopt_BR
dc.subjectProcessos criativospt_BR
dc.subjectFormação da consciência e da conduta do encenadorpt_BR
dc.titleSOBRE A FORMAÇÃO EM ENCENAÇÃO TEATRAL: Análise de uma experiência pedagógica em sala de aula e de seus respectivos itinerários de processos criativospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesTudella, Eduardo Augusto da Silva-
dc.contributor.refereesMendonça, Celida Salume-
dc.contributor.refereesCollaço, Vera Regina Martins-
dc.contributor.refereesda Silva, Narciso Larangeira-
dc.publisher.departamentEscola de Teatro e Escola da Dançapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carla Medianeira Antonello.pdfTese7,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.