Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, Antonia-
dc.contributor.authorGuedes, Maíra-
dc.creatorGuedes, Maíra-
dc.date.accessioned2017-02-14T11:31:28Z-
dc.date.issued2017-02-14-
dc.date.submitted2015-01-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21412-
dc.description.abstractInscrita no âmbito das Artes Cênicas, a presente dissertação utiliza o procedimento metodológico comparativo, investigando o Teatro do Oprimido da Brigada Nacional de Teatro Patativa do Assaré, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), surgida em 2001 no Brasil; e o auge das experiências do Teatro assumidamente Político do início do século XX na antiga União Soviética (URSS) e Alemanha, sendo estes; o Teatro de Agitação e Propaganda russo, o Teatro Político e o Teatro Épico, ambos alemães. Tendo como aporte teórico o método materialista histórico dialético de Marx e Engels, os autores Augusto Boal, Paulo Freire, Erwin Piscator, Bertold Brecht, Anne Ubersfeld, e as pesquisas sobre teatro político realizadas pelas autoras brasileiras, Silvana Garcia e Iná Camargo Costa, o presente estudo identifica a formação de um sistema interno teatral do MST, que se expressa na conformação da Estética do Oprimido Sem Terra, e pretende contribuir com a pouca pesquisa acadêmica realizada sobre as práticas teatrais dos movimentos sociais na América Latina a partir do estudo do teatro feito por trabalhadores rurais organizados no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT Placed on the scope of the Performing Arts, this dissertation investigates through comparative methodology the “Theatre of the Opressed” of the Patativa do Assaré national performing brigade, linked to the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), having it’s origins in Brazil on 2001; and the height of early 20th century explicitly political theatre in the USSR and Germany, namely; Russian Agitprop theatre and German epic and polical theatre.Using as the theoretical approach Marx and Engels’s historical materialist dialectical method, the authors Augusto Boal, Paulo Freire, Erwin Piscator, Bertold Brecht, Anne Ubersfeld and the research about political theater made by the brazilian authors Silvana Garcia and Iná Camargo Costa, this dissertation proposes the formation of an internal theatrical system of MST, expressed on the construction of the Estética do Oprimido Sem Terra, and intends to add to the incipient academic research about the social movements’s theatrical activities in America Latina starting from the research of the theatre made by organized rural workers in Brazil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro Políticopt_BR
dc.subjectTeatro do Oprimidopt_BR
dc.subjectMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terrapt_BR
dc.subjectBrigada Nacional de Teatro Patativa do Assarépt_BR
dc.titleVou aprender a ler pra ensinar minhas camaradas: O teatro do Movimento Sem Terra e o Teatro do Oprimido de Augusto Boalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.liftdate10000-01-01-
dc.contributor.refereesMarques, Daniel-
dc.contributor.refereesCanda, Cilene Nascimento-
dc.contributor.refereesBezerra, Antonia-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsPPGAC-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes Cênicaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO-Maíra-Guedes-FINAL.pdf11,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.