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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, George Marconi de Araújo-
dc.contributor.authorCarianha, Antônio Marcos Lopez Fernandez-
dc.creatorCarianha, Antônio Marcos Lopez Fernandez-
dc.date.accessioned2017-02-10T12:18:52Z-
dc.date.available2017-02-10T12:18:52Z-
dc.date.issued2017-02-10-
dc.date.submitted2011-10-13-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21402-
dc.description.abstractAs redes veiculares consistem em sistemas de comunicação que possibilitam que nos veiculares possam interagir entre si e com uma infraestrutura de suporte existente ao longo do caminho percorrido por estes. Exemplos de possíveis aplicações para estas redes incluem prevenção de colisões e difusão de informações sobre condições de tráfego e da pista. Um dos principais desafios para sua adoção em larga escala é garantir a privacidade de informações particulares dos seus usuários, tais como identidade do motorista, dinâmica de seus automóveis e percurso realizado rotineiramente. A ausência da garantia de privacidade pode inibir a participação dos usuários em redes veiculares, resultando no fracasso da implantação destas. Para proteger a privacidade de localização do usuário, este deve permanecer anônimo e não-rastreável durante seu percurso. Soluções recentes asseguram privacidade de localização por meio de mix-zones', regiões onde um nó veicular pode mudar sua identidade temporária (pseudônimo) sem ser rastreado. Embora as mix-zones evitem ataques provindos de fora da rede de comunicação veicular, elas são vulneráveis a ataques internos, pois dentro de uma mix-zone as mensagens são codificadas por meio de uma chave secreta de grupo. Para tratar de tal vulnerabilidade, este trabalho propõe novos mecanismos, de modo a contribuir para aumentar o nível de privacidade de localização proporcionado por tais regiões. Através da realização de simulações minuciosas, a abordagem proposta é avaliada e comparada a soluções existentes. Os resultados mostram que a solução proposta é viável e fornece maior nível de privacidade de localização.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes Veiculares,pt_BR
dc.subjectPrivacidade de Localizaçãopt_BR
dc.subjectMix-Zonept_BR
dc.titleUma Abordagem Para Aumentar a Privacidade de Localização Assegurada por Mix-Zones em Redes Veicularespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBarreto, Luciano Porto-
dc.contributor.refereesBarreto, Luciano Porto-
dc.contributor.refereesSilva, Flavio Morais de Assis-
dc.contributor.refereesGaspary, Luciano Paschoal-
dc.publisher.departamentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Mecatrônicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSistemas mecatrônicospt_BR
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