Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21402
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, George Marconi de Araújo | - |
dc.contributor.author | Carianha, Antônio Marcos Lopez Fernandez | - |
dc.creator | Carianha, Antônio Marcos Lopez Fernandez | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-10T12:18:52Z | - |
dc.date.available | 2017-02-10T12:18:52Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-10 | - |
dc.date.submitted | 2011-10-13 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21402 | - |
dc.description.abstract | As redes veiculares consistem em sistemas de comunicação que possibilitam que nos veiculares possam interagir entre si e com uma infraestrutura de suporte existente ao longo do caminho percorrido por estes. Exemplos de possíveis aplicações para estas redes incluem prevenção de colisões e difusão de informações sobre condições de tráfego e da pista. Um dos principais desafios para sua adoção em larga escala é garantir a privacidade de informações particulares dos seus usuários, tais como identidade do motorista, dinâmica de seus automóveis e percurso realizado rotineiramente. A ausência da garantia de privacidade pode inibir a participação dos usuários em redes veiculares, resultando no fracasso da implantação destas. Para proteger a privacidade de localização do usuário, este deve permanecer anônimo e não-rastreável durante seu percurso. Soluções recentes asseguram privacidade de localização por meio de mix-zones', regiões onde um nó veicular pode mudar sua identidade temporária (pseudônimo) sem ser rastreado. Embora as mix-zones evitem ataques provindos de fora da rede de comunicação veicular, elas são vulneráveis a ataques internos, pois dentro de uma mix-zone as mensagens são codificadas por meio de uma chave secreta de grupo. Para tratar de tal vulnerabilidade, este trabalho propõe novos mecanismos, de modo a contribuir para aumentar o nível de privacidade de localização proporcionado por tais regiões. Através da realização de simulações minuciosas, a abordagem proposta é avaliada e comparada a soluções existentes. Os resultados mostram que a solução proposta é viável e fornece maior nível de privacidade de localização. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Redes Veiculares, | pt_BR |
dc.subject | Privacidade de Localização | pt_BR |
dc.subject | Mix-Zone | pt_BR |
dc.title | Uma Abordagem Para Aumentar a Privacidade de Localização Assegurada por Mix-Zones em Redes Veiculares | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Barreto, Luciano Porto | - |
dc.contributor.referees | Barreto, Luciano Porto | - |
dc.contributor.referees | Silva, Flavio Morais de Assis | - |
dc.contributor.referees | Gaspary, Luciano Paschoal | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Mecatrônica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sistemas mecatrônicos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Antônio_Carianha.pdf | 897,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.