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dc.contributor.advisorPALACIOS, ANNAMARIA DA ROCHA JATOBÁ-
dc.contributor.authorDANTAS, JULIANA ARIZE SANTOS-
dc.creatorDANTAS, JULIANA ARIZE SANTOS-
dc.date.accessioned2017-02-01T18:44:21Z-
dc.date.available2017-02-01T18:44:21Z-
dc.date.issued2017-02-01-
dc.date.submitted2016-05-13-
dc.identifier.issnTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21278-
dc.description.abstractA presente monografia tem por finalidade compreender os principais fatores psicossociais que influenciam no desenvolvimento do transtorno comportamental chamado de “consumo compulsivo” ou oniomania a partir da observação de um grupo de 17 consumidores que se identificam como tendo hábitos de consumo causadores de problemas de ordem pessoal e/ou social na cidade do Salvador. A pesquisa busca identificar as possíveis causas motivadoras deste comportamento, considerando aspectos como estrutura familiar, status socioeconômico, religião, valores culturais, entre outros, e como estes aspectos moldam a constituição da identidade do indivíduo, em especial como a maneira deste de lidar com o desejo, a necessidade e o consumo. Para isso, além do preenchimento de um questionário online por 15 pessoas, foram realizadas também duas entrevistas presenciais, oportunidades nas quais foi possível conhecer de forma significativamente mais aprofundada como funciona a mente do consumidor compulsivo. De forma a otimizar o conhecimento direto proposto na pesquisa de campo, buscou-se construir uma sólida base teórica. Para isto, esta pesquisa apresenta a história do consumo, especialmente como chegamos ao comportamento hoje denominado “consumo compulsivo” e quais são os principais recursos da psicologia utilizados na publicidade para influenciar o consumidor no ato da compra, inclusive da compra compulsiva. Autores como: Barbosa (2004), Baudrillard (1995), Bauman (2008), Gade (1980), Silva, A. (2014) etc. estão presentes para compor o escopo desta pesquisa.pt_BR
dc.description.sponsorshipNÃO RECEBEU APOIO DE AGÊNCIA DE FOMENTO.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.subjectHISTÓRIA DO CONSUMOpt_BR
dc.subjectCONSUMO COMPULSIVOpt_BR
dc.subjectPUBLICIDADEpt_BR
dc.subjectPSICOLOGIApt_BR
dc.titleESTUDO PSICO-COMUNICACIONAL DO CONSUMO COMPULSIVO: REFLEXÕES A PARTIR DE BREVES RELATOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesPALACIOS, ANNAMARIA DA ROCHA JATOBÁ-
dc.contributor.refereesARAUJO, SERGIO SOBREIRA-
dc.contributor.refereesPASSOS, TADEU FERREIRA-
dc.publisher.departamentFACULDADE DE COMUNICAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsFACOM - UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

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