Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21203
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVillalobos, Ana Paula de Oliveira-
dc.contributor.authorSouza, Nivea Câmara Rocha de Souza-
dc.creatorSouza, Nivea Câmara Rocha de Souza-
dc.date.accessioned2017-01-13T21:00:34Z-
dc.date.available2017-01-13T21:00:34Z-
dc.date.issued2017-01-13-
dc.date.submitted2016-08-30-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21203-
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva analisar a importância da utilização das ferramentas da Web 2.0 pelas bibliotecas universitárias públicas da cidade de Salvador para divulgação de seus serviços, acervo e atividades, com vistas a potencializar a comunicação com os usuários,promover o acesso a informação e atrair novos visitantes. A Web 2.0, também conhecida como Web Social, viabiliza várias interfaces digitais que podem ser utilizadas pelas bibliotecas como forma de mediação e interação com os usuários, além de propiciar o marketing digital. Em relação ao objetivo a pesquisa se caracteriza como descritiva, com uma abordagem de natureza qualitativa, que se deu a partir do método de levantamento bibliográfico, pesquisa documental associado ao método de casos múltiplos. Para a obtenção das informações optou-se pela adoção da técnica de entrevistas semi-estruturadas. Após a análise dos dados os resultados foram confrontados com o referencial teórico, na perspectiva de investigar a importância utilização das ferramentas de Web 2.0 para promover o acesso à informação propiciado através do marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvador. Os resultados demonstraram que todas as bibliotecas universitárias públicas de Salvador adotam ao menos uma ferramenta de Web 2.0 para promover o acesso a informação e divulgar seus serviços. De acordo com os entrevistados a utilização dessas ferramentas de Web 2.0 traz diversos benefícios, possibilita uma maior interação com os usuários e um marketing digital para a biblioteca.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This research intended to analyze the importance of using Web 2.0 tools by public university libraries in the city of Salvador advertise their services, collections and activities, in order to enhance communication with users, promote access to information and attract new visitors. The Web 2.0, also known as Social Web, enables multiple digital interfaces that can be used by libraries as form of mediation and interaction with users, as well as providing digital marketing. Regarding the objective of the research is characterized as descriptive, with a qualitative approach, which occurred from the literature method, documentary research associated with the method of multiple cases. To obtain the information it was decided to adopt the technique of semi-structured interviews. After analyzing the data the results were compared with the theoretical framework with a view to investigate the importance of the use of Web 2.0 tools to promote access to information afforded by digital marketing in public university libraries in Salvador. The results showed that all public university libraries in Salvador adopt at least one Web 2.0 tool to promote access to information and promote their services. According to respondents the use of these Web 2.0 tools brings many benefits, enables greater interaction with users and digital marketing for the library.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectWeb 2.0pt_BR
dc.subjectAcesso à Informaçãopt_BR
dc.subjectBiblioteca 2.0pt_BR
dc.subjectWeb Socialpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectInformation accesspt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectLibrary 2.0pt_BR
dc.subjectSocial webpt_BR
dc.subjectDigital Marketingpt_BR
dc.titleO marketing digital nas bibliotecas universitárias públicas de Salvadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesVillalobos, Ana Paula de Oliveira-
dc.contributor.refereesLubisco, Nídia Maria Lienert-
dc.contributor.refereesNeves, Barbara Coelho-
dc.contributor.refereesMatos, Maria Teresa Navarro de Britto-
dc.contributor.refereesRamos, Menandro Celso de Castro-
dc.publisher.departamentInstituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPPGCI/UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nivea Camara Rocha de Souza - DISSERTACAO.pdf4,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.