Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21151
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Edna Rodrigues de-
dc.contributor.authorNascimento, Cátia Cristine Silva da Cruz-
dc.creatorNascimento, Cátia Cristine Silva da Cruz-
dc.date.accessioned2017-01-04T15:28:40Z-
dc.date.available2017-01-04T15:28:40Z-
dc.date.issued2017-01-04-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21151-
dc.description.abstractNeste trabalho monográfico procuro constatar que através das brincadeiras entre crianças do grupo 5 é possível uma integração pacífica, desafiadora e significativa. Para tanto, foram realizadas várias pesquisas bibliográficas e uma pesquisa de campo com a finalidade de observar a brincadeira infantil e os desafios para uma integração significativa. O método de pesquisa adotado foi a etnopesquisa crítica, uma vez que as informações foram trabalhadas a partir de dados obtidos através da pesquisação, questionários realizados com o Coordenador Pedagógico, professores e pais, e a observação de momentos de brincadeiras livre e com regras no espaço institucional. Os sujeitos desta pesquisa foram, crianças de 5 anos a 5 anos e 11meses e a pesquisadora que atuou junto aos sujeitos observados promovendo o processo de interação. Os dados foram analisados segundo a perspectiva teórica de Piaget, Vygotsky e Wallon, que concebe a brincadeira como uma atividade com um fim em si mesmo e revela que, a mesma é fundamental na aprendizagem, além de promover a integração entre crianças. Nesta fase, a criança está sempre descobrindo e aprendendo novas coisas, é um ser em criação, comunicando-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais e constrói conhecimentos. Através da pesquisa foi possível verificar que a socialização ocorre na Educação infantil e se dá nas atividades lúdicas, envolvendo jogos, brincadeiras e atividades livres, tendo o brincar como fator importante no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança, como meio de possibilitar a socialização entre outras crianças e o próprio adulto, desperta a afetividade através das brincadeiras e contribui para a construção de conhecimentos diversos, inclusive o contato com regras que moraliza a convivência humana.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT In this monograph I try to see that through play among children of the group 5 a peaceful, challenging and meaningful integration is possible. Therefore, there were several bibliographical research and field research with the purpose of observing the children's play and challenges for meaningful integration. The research method adopted was critical etnopesquisa, since the information was worked from data obtained by pesquisação, questionnaires carried out with the Educational Coordinator, teachers and parents, and the observation of free play time and rules in space institutional. The subjects were children under 5 years 5 years and 11meses and researcher who worked with the subjects observed promoting the interaction process. The data were analyzed according to the theoretical perspective of Piaget, Vygotsky and Wallon, which sees the game as an activity with an end in itself and reveals that, it is fundamental to learning, and to promote the integration of children. At this stage, the child is always discovering and learning new things is a being in creation, communicating with itself and the world, accept the existence of others, establishes social relations and build knowledge. Through research we found that socialization occurs in early childhood education and is given in recreational activities involving games, games and free activities, and play as important factor in cognitive, social and emotional development of children as a means of enabling the socialization among other children and the adult himself, arouses affectivity through play and contribute to the construction of diverse knowledge, including the contact rules moralize human coexistence.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.subjectPlayingpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectSocializationpt_BR
dc.subjectIntegrationpt_BR
dc.subjectPlay toypt_BR
dc.titleBrincadeira infantil: desafios para uma integração significativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Silvanne Ribeiro-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação infantilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.