Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Wellington Gomes da-
dc.contributor.authorMelo, Cleisson de Castro-
dc.creatorMelo, Cleisson de Castro-
dc.date.accessioned2016-12-19T13:56:33Z-
dc.date.available2016-12-19T13:56:33Z-
dc.date.issued2016-12-19-
dc.date.submitted2016-07-13-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21080-
dc.description.abstractEste trabalho visa identificar elementos do processual villalobiano no sentido de revelar atitudes que, ligadas ao sentimento da saudade, nos permita uma reconsideração de sua música pelo viés da semiótica existencial. Para isso, almejamos construir um arcabouço teórico fundamentado na semiótica existencial, no gesto musical e tópicas, tendo como fio condutor o sentimento da saudade que, ativando ou sendo ativada por esta abordagem semiótica, nos possibilite investigar aspectos e relações com o hibridismo cultural brasileiro, buscando identificar elementos e atitudes do seu processual. Assim, uma abordagem teórico analítica plural permite nos debruçarmos sobre suas danças em ambiente orquestral, com o objetivo de identificar tais atitudes e seus desdobramentos, evidenciando aspectos do seu compor na tentativa de melhor entender seus processos composicionais.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to distinguish Villa-Lobos’ processual elements in order to uncover attitudes, which associated with saudade (nostalgia), allows us a reconsideration about his music by the bias of existential semiotics. In this regard, we aim to build a reasoned theoretical framework in the light of existential semiotics, musical gesture, and topics, where saudade is the guideline among these points. Therefore, saudade acting or being activated by this semiotic approach allows us to investigate aspects and relations with Brazilian cultural hybridity, trying to recognize elements and attitudes of Villa-Lobos’ processual. Thus, a plural analytical theoretical approach allows us to deal with his orchestral dances in order to identify such attitudes and developments, underlining aspects of his composing in an attempt to better understand Villa-Lobos’ compositional processes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVilla-Lobspt_BR
dc.subjectSaudadept_BR
dc.subjectSemiótica Existencialpt_BR
dc.subjectMúsica - análise, apreciaçãopt_BR
dc.titleSaudade: Representação e Semiótica em Villa-Lobospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coTarasti, Eero-
dc.contributor.advisor-coLima, Paulo Costa-
dc.contributor.refereesSilva, Weillington Gomes da-
dc.contributor.refereesLima, Paulo Costa-
dc.contributor.refereesSalles, Paulo de Tarso-
dc.contributor.refereesChagas, Paulo César de Amorim-
dc.contributor.refereesSilva Filho, Wellington Mendes da-
dc.publisher.departamentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsPPGMUSpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_MELO_Saudade_WEB (1).pdf27,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.