Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21076
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLordêlo, José Albertino Carvalho-
dc.contributor.authorAlmeida, Gabriel Swahili Sales de-
dc.creatorAlmeida, Gabriel Swahili Sales de-
dc.date.accessioned2016-12-16T17:23:16Z-
dc.date.available2016-12-16T17:23:16Z-
dc.date.issued2016-12-16-
dc.date.submitted2016-11-24-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21076-
dc.description.abstractA universidade contemporânea tem se deparado com desafios de ordem social, epistemológica e estrutural que requerem uma profunda reflexão acerca de seu estatuto e função social. No contexto brasileiro, uma série de reformas incompletas agravam ainda mais a chamada crise da universidade, universidade esta que se vê envolvida em uma nova proposta de expansão e reformulação através do REUNI, programa que – dentre outras coisas – propõe uma reestruturação da arquitetura acadêmica do Ensino Superior. Com o objetivo de compreender os usos e sentidos aplicados à interdisciplinaridade dentro dos Bacharelados Interdisciplinares da UFBA, este estudo objetivou, através da Teoria das Representações Sociais e do método do Discurso do Sujeito Coletivo, compreender como a interdisciplinaridade é interpretada no nexo entre política pública e prática pedagógica por parte da comunidade universitária da UFBA. A partir da literatura, estabelecemos descritores das modalidades e dimensões da interdisciplinaridade, por meio dos quais investigamos os depoimentos de estudantes, gestores e técnicos no intuito de compreender as concepções, estrutura fornecida e práxis na dinâmica interdisciplinar dos BIs, considerando as políticas públicas como contexto e moldura destes processos. A pesquisa revelou que o uso e sentido mais corrente da interdisciplinaridade nos BIs se constitui como a atitude de docentes e discentes dentro do contexto formativo, por meio de uma combinação não necessariamente sistematizada de diferentes disciplinas, denotando uma ênfase no aspecto multidisciplinar do IHAC, muito em decorrência do fato do instituto ainda operar sobre um chassi institucional de caráter predominantemente disciplinar e da ausência de uma política global voltada à interdisciplinaridade na UFBA.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The contemporary university has encountered social, epistemological and structural challenges that require a profound reflection on its status and social function. In the Brazilian context, a series of incomplete reforms further aggravate the so-called university crisis, a university that is involved in a new proposal for expansion and reformulation through REUNI, a program that - among other things - proposes a restructuring of the academic architecture of Higher Education. In order to understand the uses and meanings applied to interdisciplinarity within the Interdisciplinary Bachelor courses of UFBA, this study seeks, through the Social Representations Theory and the Collective Subject Discourse method, to understand how interdisciplinarity is interpreted in the nexus between public policy and Pedagogical practice by the university community of UFBA. From the literature, we have established descriptors of the modalities and dimensions of interdisciplinarity, through which we investigate the testimonies of students, managers and technicians in order to understand the conceptions, structure provided and praxis in the interdisciplinary dynamics of BIs, considering public policies as context and framework of these processes. The research revealed that the most common use and meaning of interdisciplinarity in BIs was constituted as an attitude of teachers and students within the formative context, through a combination not necessarily systematized of different disciplines, denoting an emphasis on the multidisciplinary aspect of the IHAC, due to the fact that the institute still operates on an institutional chassis of predominantly disciplinary character and the absence of a global policy focused on interdisciplinarity at UFBApt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectReestruturação universitáriapt_BR
dc.subjectBacharelados interdisciplinarespt_BR
dc.subjectArquitetura acadêmicapt_BR
dc.subjectDiscurso do sujeito coletivopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectUniversity restructuringpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary bachelor's degreept_BR
dc.subjectAcademic architecturept_BR
dc.subjectDiscourse of the collective subjectpt_BR
dc.titleDa política pública à prática pedagógica: usos e sentidos da interdisciplinaridade nos BI da UFBApt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesPimentel, Álamo-
dc.contributor.refereesCastro, Armando Alexandre Costa de-
dc.contributor.refereesLindner, Maria Laura Souza Alves Bezerra-
dc.contributor.refereesBandeira, Messias Guimarães-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel Swahili - Tese - FACED.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.