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dc.contributor.advisorSousa, Maria-
dc.contributor.authorOliveira, Elisângela-
dc.creatorOliveira, Elisângela-
dc.date.accessioned2016-10-17T16:40:24Z-
dc.date.available2016-10-17T16:40:24Z-
dc.date.issued2016-10-17-
dc.date.submitted2016-06-19-
dc.identifier.issnTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20842-
dc.description.abstractEsta pesquisa é um estudo que aborda discussões a cerca do ambiente na Educação Infantil, em cantos da sala de aula e ambiente externo da escola, cujo objetivo foi analisar as possibilidades de aprendizagem a partir das brincadeiras para as crianças de quatro e cinco anos nos cantinhos do faz de conta. Esse texto dialoga com os autores Zabalza (1998), Horn (2004), Oliveira (2005), Vieira (2009), Cruz (2008) e Ceppi, Zini (2013), Goulart ( 2010), Beckrer ( 1999 ), Cruz( 2008) Brougère ( 2008), Macedo( 2010) e outros sobre a temática. Diante da validação do tema busquei, a partir da escuta, entender como os cantinhos no contexto escolar eram vistos, pensados e relatados pelas crianças. Por meio da escuta, das vivências proporcionadasas crianças e sobre suas intervenções no ambiente busquei compreender as interações, o significado atribuído por elas as atividades desenvolvidas nos ambientes. Sendo assim, optei por realizar uma pesquisa de cunho qualitativo com base na etnopesquisa crítica Macedo ( 2006). Para alcançar o objetivo que propus para esta pesquisa, utilizeicomo instrumentos de coleta de dados, o diário de bordo, observações, entrevistas, fotografias, desenhos comentados, filmagens realizando um itinerário analítico da prática e vivências desenvolvidas no contexto escolar estudado. Conclui-se nessa pesquisa que os cantinhos são possibilitadores de aprendizagens e promotores de desenvolvimento para as crianças de quatro e cinco anos. As falas e ações das vinte crianças da unidade escolar pesquisada confirmam desenvolver autonomia, identidade, senso de coletividade e colaboração. Elas gostam de estar nos cantinhos e reproduzem pelo imaginário as situações do contexto em que vivem. Os ambientes organizados em cantinhos produzidos pelos professores e por elas são favoráveis ao estabelecimento de relações entre as crianças, os adultos e os materiais oferecidos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFaz de contapt_BR
dc.subjectCantinhospt_BR
dc.subjectEscuta de criançaspt_BR
dc.subjectOrganização do Ambiente na Educação Infantilpt_BR
dc.titleOrganização do ambiente em cantos do faz de conta: com a palavra, as crianças.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Maria-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

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