Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20656
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.authorPaiva, Nubia Pereira-
dc.creatorPaiva, Nubia Pereira-
dc.date.accessioned2016-09-19T15:36:17Z-
dc.date.available2016-09-19T15:36:17Z-
dc.date.issued2016-09-19-
dc.date.submitted2012-05-30-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20656-
dc.description.abstractEsta pesquisa, realizada por meio do método autobiográfico, disserta sobre a formação considerando as referências das histórias de vida de professoras de Educação Infantil participantes do projeto APREEI (Aprender e Ensinar na Educação Infantil) do município de Ibititá-Ba, como matéria prima para a rede de sentidos que constitui a docência. O estudo investiga as narrativas autobiográficas organizadas em memoriais, contemplando a tessitura da discussão através de grupo focal. Por meio desses dois instrumentos o estudo invoca uma discussão sobre memória e história de vida, trazendo uma narrativa permeada da poesia que integra a história de vida da autora. Mostraram-se disponíveis a oferecer seus memoriais e a participar do grupo focal 08 professoras do grupo de formação do qual participam 35 pessoas, dessas somente 06 se fizeram presentes no grupo focal. Com relação à compreensão dos dados, esses foram apreciados pelo olhar da fenomenologia, tendo em vista os projetos biográficos das professoras participantes da pesquisa e os da própria autora, o que permitiu à investigação deixar emergir, de suas itinerâncias, as referências escolares e não escolares que compõem a docência, os motivos que coaduanam na permanência do exercício da profissão de professora, as tomadas de consciência a partir do rememorar suas histórias de vida e as atualizações que perfazem o presente ao trazer à memória os caminhos percorridos. Tece ainda a atuação da memória na formação como uma tomada de consciência em um “caminhar para si” e a experiência como um evento imbricado no processo de formar-se a si mesmo.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This research, conducted by autobiographical method, discourses about teacher training considering the references of life histories of early childhood teachers who participated in the Project Learning and Teaching at Early Childhood Education (APREEI), of the town Ibititá-BA (Brazil) as raw material for the net of senses which constitutes teaching. The study investigates the autobiographical narratives organized in memorials, contemplating the tessitura of the discussion through focus group. Through these two instruments, the study invokes a discussion about memory and life history, bringing a narrative permeated by the poetry which integrates the author´s life history. Only 6 (six) from the 8 (eight) teachers from the training group, in which engages 35 (thirty five) people, who shown availability to offer their memorials and to participate in the focus group, were present at the focus group. Concerning the data comprehension, these were appreciated through the eyes of phenomenology, having in mind the biographical projects of the teachers participating in the research and the author´s own, which allowed the inquiry to let emerge, from its itinerancies, references, school and non-school, that compose teaching, the reasons which coadunate in the teaching remaining process, the acquisition of consciousness from remembering their life histories and the updates that make up the present when bringing to memory the paths taken. It also weaves the memory performance at training as an awareness of a “walking to itself” and the experience as an imbricated event in the process of training itself.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectFormação de professores (ou professoras) da educação infantilpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectLife historypt_BR
dc.subjectChildhood education teacher trainingpt_BR
dc.titleItinerâncias de professoras e escrita de si: tecendo a formação pelo fio da memóriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCoutinho, Maria Antônia Ramos-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_Impressao.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.