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dc.contributor.advisorCunha, Maria Couto-
dc.contributor.authorMello, Micaela Balsamo-
dc.creatorMello, Micaela Balsamo-
dc.date.accessioned2016-09-08T16:48:15Z-
dc.date.available2016-09-08T16:48:15Z-
dc.date.issued2016-09-08-
dc.date.submitted2015-09-24-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20293-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar o desenvolvimento das ações do Programa Mais Educação, em escolas do Município de Vera Cruz – BA, com vistas a atender aos princípios da integração com o currículo escolar e com as demais políticas da área social. Para alcancar tal intento foram apresentados os princípios, concepções e contextos de implantação da Educação Integral, com ênfase na realidade brasileira, destacando-se as características do PMED, sua abrangência no Brasil, pressupostos e orientações legais. Posteriormente, foram examinados os princípios de articulação curricular e integração com políticas socias propostos pelo PMED. Esta pesquisa de natureza qualitativa adotou como abordagem metodológica o estudo de casos múltiplos, considerando três escolas públicas do referido município como campo empírico. Para coleta de dados contou-se com a realização de entrevistas com os implementadores do programa no município de Vera cruz, além de análise documental e revisão sistemática da literatura. A análise dos dados revelou que a proposta de integração de saberes, práticas, espaços e tempos vem se ajustando aos hábitos e cotidiano escolar, defrontando-se com resistências, ao passo que é impulsionada por necessidades de uma escola que precisa se reinventar para amoldar-se à conjuntura social atual. A precariedade ou inexistência de espaços físicos para realização de atividades e constituição de experiências educativas diversas, a influência política partidária na indicação de monitores voluntários, além da frágil relação com estes devido à ausência de vínculo empregatício foram apontados como principais entraves para atendimento aos princípios investigados. Destaca-se ainda que a inexistência de interfaces com demais políticas sociais no atendimento dos estudantes e a separação do tempo escolar em turno e contra turno contraria a proposta de articulação e integração indicada no programa.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The present study aimed to analyze the development of actions of the Programa Mais Educação in the schools of the Vera Cruz city in Bahia, in order to cater to integration principles with the school curriculum and other policies in the social area. To accomplish this purpose the principles, concepts and contexts of implantation of the Integral Education with emphasis on Brazilian reality were presented, highlighting the PMED features, its coverage in Brazil, presuppositions and legal guidelines.After that, the principles of curriculum articulation and integration with socais policies proposed by PMED were examined. This research with qualitative nature adopted as methodological approach the study of multiple cases, considering three public schools in the before-mentioned city as empirical field. For data collection counted on the interviews with the implementers of the program in Vera Cruz city in addition to document analysis and systematic review of the literature. The data analysis revealed that integration of knowledge of proposal, practices, spaces and times has been adjusting to the habits and daily school, being faced with resistance, while it is driven by the needs of a school that needs to reinvent and mold itself the current social situation. The precariousness or absence of physical spaces for activities and formation of several educational experiences, partisan political influence in the appointment of volunteer monitors, as well as fragile relationship with them due to lack of employment link were identified as major obstacles to meeting the investigated principles . It is noteworthy also that the lack of interfaces with other social policies in the service of students and the separation of school time in turn and turn against counteracts the proposal to articulation and integration indicated in the program.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArticulação do currículo escolarpt_BR
dc.subjectPrograma Mais Educaçãopt_BR
dc.subjectIntegração de políticas sociaispt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectCurrículos - Mudançapt_BR
dc.subjectPolítica socialpt_BR
dc.subjectArticulation of the school curriculumpt_BR
dc.subjectIntegration of social policypt_BR
dc.titleArticulação do currículo escolar e integração de políticas sociais: a experiência do Programa Mais Educação no Município de Vera Cruz - BApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSantana, Elisabete Conceição-
dc.contributor.refereesMoll, Jaqueline-
dc.contributor.refereesOliveira, João Danilo Batista-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCurrículopt_BR
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