Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBacelar, Vera Lúcia da Encarnação-
dc.contributor.authorSilva, Aline Santana Oliveira da-
dc.creatorSilva, Aline Santana Oliveira da-
dc.date.accessioned2016-08-19T18:38:49Z-
dc.date.available2016-08-19T18:38:49Z-
dc.date.issued2016-08-19-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20086-
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em uma investigação acerca dos processos interativos entre crianças de diferentes idades quando inseridas em uma turma de creche, considerando as contribuições das interações para o desenvolvimento e aprendizagem dos sujeitos, tendo como objetivo principal analisar a dinâmica das relações que as crianças estabelecem com seus pares numa creche e as contribuições dessas interações para o desenvolvimento das crianças. Para contemplar os anseios e interesses da investigação, optei por uma abordagem qualitativa de inspiração etnográfica. As técnicas utilizadas foram: Registros escritos em um Diário de Campo e Registros fotográficos. Conceitualmente, esse estudo foi referendado nos seguintes autores: Vygotsky (1998), Ariés (1981), Kramer (1986, 2007, 2011), Kuhlmann (1998), Sarmento (2000, 2007), Corsaro (2009, 2011), Brougére (2000), Borba (2007, 2009), dentre outros. Os resultados obtidos através da análise de dados demonstram que, como ser social que é, a criança exerce a capacidade que possui de se relacionar com o outro, sendo que, a partir das trocas recíprocas estabelecidas com seus companheiros mais ou menos experientes criam seus próprios mundos sociais, sua cultura de pares, e nelas se apoiam para manifestar seus interesses e necessidades. Ao compartilhar os conhecimentos e experiências que possui, a criança auxilia na constituição do outro, ao tempo em que também têm acesso a outras culturas, e dela adquire novas e significativas aprendizagens.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterações sociaispt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.titleUma turma, várias idades: sinfonia das relações numa crechept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesMiranda, Joselita Alves de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.