Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20079
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moura, Gilsamara | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Fábio Luís Oliveira | - |
dc.creator | Monteiro, Fábio Luís Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-18T20:18:28Z | - |
dc.date.available | 2016-08-18T20:18:28Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-18 | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20079 | - |
dc.description.abstract | Este estudo reflete sobre o trânsito entre gestão cultural, políticas públicas e criação artística. O objetivo é refletir sobre as implicações dos editais, enquanto instrumento de aplicação de uma política cultural, nos processos criativos em dança. Será observada, para tanto, a gestão da Secretaria de Cultura da Bahia, no período de 2007 a 2010. Este período marcou o fortalecimento dos editais como mecanismos de distribuição dos recursos públicos para a cultura. Para tanto, avançaremos no entendimento de cultura e suas dimensões através de reflexões propostas por Raymond Williams, José Joaquín Brunner e Isaura Botelho. Após apresentado o arcabouço teórico inicial, será apresentado um panorama da evolução das políticas públicas para a cultura no Brasil, para logo em seguida aprofundar no contexto da Bahia. Para o desenvolvimento desta argumentação foram ouvidos artistas que realizaram processos criativos sem a subvenção através de editais e com a subvenção através de editais. Fazem parte desta discussão autores como Michael Foucault, Eneida Leal Cunha, Helena Katz, Gisele Nussbaumer, Rosa Hércoles, Lúcia Matos, Peter Pál Perbart, Jussara Setenta e Albino Rubim. A partir desses autores, analisarei duas obras de dança: “A Projetista”, de Dudude Herrmann, e “Edital”, de minha autoria. Ambos os trabalhos trazem a burocracia como matéria de criação. Defendo que é necessária a atenção e contínua observação na implementação dessas políticas públicas, a fim de evitar impactos danosos à criação artística. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Gestão cultural | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Edital | pt_BR |
dc.title | Coreografia da burocracia: implicações políticas nos processos criativos em dança | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Matos, Lúcia Helena Alfredi de | - |
dc.contributor.referees | Botelho, Isaura | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGDança | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGDANCA) |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.