Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19971
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O protagonismo da criança na construção do currículo para a educação infantil: Projeto Caranguejo, proposições do Grupo 04 da Escola Emaús
Autor(es): Conceição, Cristina Nascimento da
Autor(es): Conceição, Cristina Nascimento da
Abstract: Essa pesquisa prioriza como foco de investigação, as crianças e suas expressões protagonistas, para compreender como as crianças se inserem nas ações pedagógicas para afirmar seu protagonismo na construção do currículo da Educação Infantil. Tem o intuito de responder como o protagonismo das crianças do Grupo 4 se afirma na construção do currículo na Educação Infantil. Para embasar teoricamente as discussões que essa pesquisa propõe, utilizei as contribuições teóricas de alguns autores como Barbosa (2006), Macedo (2013) e Malaguzzi (1999) que se apresenta pertinente com a escolha da temática. A pesquisa aconteceu na Escola Municipal Emaús, localizada em Monte Gordo - Distrito de Camaçari-Ba e envolveu 18 crianças de 04 anos de idade, 1 professora e 1 assistente de classe. A inspiração na etnopesquisa crítica de abordagem qualitativa justificou a escolha do método da pesquisa por entender que esse caminho metodológico se faz coerente com as especificidades das crianças, suas ações, perspectivas e manifestações desenvolvidas no desenvolvimento da pesquisa. A pesquisa evidenciou que o protagonismo das crianças permeia todas as ações pedagógicas na educação Infantil, e que elas estão sempre atentas e colaborando com os processos formativos nos que desejam participar; também contribui para ampliar as discussões no que se refere às formas de participação das crianças na construção do currículo. A participação das crianças na construção do seu currículo ainda é um campo muito novo de investigação em discussão, um provável desafio para as concepções que permeiam as práticas pedagógicas nesse segmento na atualidade, e um campo de possibilidades para aquelas educadoras que de maneira ética e coerente com as especificidades da infância desenvolve em suas práticas o olhar respeitoso para com as crianças.
Palavras-chave: Educação infantil
Currículo
Protagonismo
Criança
CNPq: Educação
Educação Pré-Escolar
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19971
Data do documento: 3-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA Cristina Nascimento da Conceição3.pdfArquivo principal402,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.