Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19892
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWanderley, Maria Auxiliadora Cerqueira-
dc.contributor.authorSantos, Ariosvalda Santana Ribeiro-
dc.creatorSantos, Ariosvalda Santana Ribeiro-
dc.date.accessioned2016-08-01T16:28:02Z-
dc.date.available2016-08-01T16:28:02Z-
dc.date.issued2016-08-01-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19892-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como título: Alfabetização, Letramento e Multiletramentos na Educação Infantil: práticas possíveis? A reverberação do tema, assenta-se na relevância de (re)pensar sempre quais caminhos percorrer para garantir uma aprendizagem significativa e plural nas crianças, desde a Educação Infantil, de modo que ao crescerem saibam analisar, criticar e se posicionar reflexivamente, frente as situações socioculturais diversas que ora se apresentem para elas. A discussão que envolve teóricos, docentes, pais e educandos dividem opiniões sobre essa questão. Vale salientar que embora saibamos que são processos distintos eles são indissociáveis e os argumentos que seguirão nesse trabalho são na perspectiva de alfabetizar letrando: alfabetizar orienta a criança para o domínio da tecnologia da escrita (sistema de notação), letrar leva ao exercício das práticas sociais de leitura e escrita. Face ao exposto, fez-se necessário pesquisar: Como as crianças do Grupo 05 da Educação Infantil se apropriam da lectoescrita, através das práticas de alfabetização, letramento e multiletramentos? A pesquisa foi realizada através da minha observação no Grupo 05 da Educação Infantil na Escola Municipal L.A, teve como objetivo: analisar como os processos de alfabetização, letramento e multiletramentos no Grupo 05 da Educação Infantil contribuem para o desenvolvimento da lectoescrita das crianças; além de discutir fundamentos teóricos práticos sobre alfabetização, letramento e multiletramentos para o desenvolvimento da lectoescrita das crianças, bem como verificar se alfabetizar e letrar na Educação Infantil, contribuem para esse desenvolvimento. Para elucidar essas questões fiz uma pesquisa qualitativa, de inspiração etnográfica, a qual empreende um revisão bibliográfica fundamentada em autores como: Magda Soares (1999, 2001, 2009, 2010), Ferreiro e Teberosky (1986, 1989) Kleiman (1995), Bakhtin (1992,1997), Piaget (1974), Tempel (2008) e Vygotsky (1989), Lia Abbud (2001), Poppovic e Moraes (1966,1977), Waldorf (1979), dentre outros.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectLetramentospt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.titleAlfabetização, letramentos e multiletramentos na educação infantil: práticas possíveis?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesMota, Luciene Freitas-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alfabetização, letramentos e multiletramentos na Educação Infantil práticas possíveis.pdf664,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.