Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19697
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Marinyze Prates de | - |
dc.contributor.author | Moraes, Emanuella Leite Rodrigues de | - |
dc.creator | Moraes, Emanuella Leite Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-14T15:59:25Z | - |
dc.date.available | 2016-07-14T15:59:25Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-14 | - |
dc.date.submitted | 2016-04-18 | - |
dc.identifier.issn | Tese | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19697 | - |
dc.description.abstract | Esta tese investiga os caminhos trilhados por protagonistas femininas, criadas por cineastas mulheres, no âmbito do cinema brasileiro contemporâneo, para formular outras realidades capazes de manifestar o desejo – associado aqui a todas as formas de viver. Como corpus de análise, foram eleitos os filmes O diabo a quatro (Alice de Andrade, 2005), Antônia (Tata Amaral, 2006) e Sonhos roubados (Sandra Werneck, 2010), cuja maioria das jovens protagonistas femininas pertence a realidades semelhantes, ainda que se portem de maneiras distintas. A pesquisa procura refletir sobre as diferentes ressignificações de mulheres formuladas por elas mesmas, de modo a revelar suas variadas experiências, articulando questões de gênero com eixos específicos de poder (sexualidade, raça, classe, território e geração) a partir de certas imagens temáticas que constituem as obras fílmicas sob estudo. Esse trabalho, de caráter multidisciplinar, recorre a aportes teóricos provenientes de diferentes campos epistemológicos, como Cinema, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, Estudos Culturais, Estudos Pós-Estruturalistas, Estudos Pós-Coloniais, Estudos Subalternos, com incursões específicas nas questões de gênero. Pretende-se, a partir da análise do cinema brasileiro contemporâneo feito por/sobre mulheres, contribuir para a produção de conhecimento sobre as múltiplas cartografias existenciais que constituem o feminino. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Poder | pt_BR |
dc.subject | Diferenças | pt_BR |
dc.title | Femininos possíveis: gênero e eixos de poder no cinema brasileiro contemporâneo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Vieira, Nancy Rita Ferreira | - |
dc.contributor.referees | Cunha, Eneida Leal | - |
dc.contributor.referees | Queiroz, Milena Britto de | - |
dc.contributor.referees | Silva, Marcia Rios da | - |
dc.contributor.referees | Vieira, Nancy Rita Ferreira | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (POSCULTURA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE COMPLETA.doc | 30,34 MB | Microsoft Word | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.