Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19697
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Marinyze Prates de-
dc.contributor.authorMoraes, Emanuella Leite Rodrigues de-
dc.creatorMoraes, Emanuella Leite Rodrigues de-
dc.date.accessioned2016-07-14T15:59:25Z-
dc.date.available2016-07-14T15:59:25Z-
dc.date.issued2016-07-14-
dc.date.submitted2016-04-18-
dc.identifier.issnTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19697-
dc.description.abstractEsta tese investiga os caminhos trilhados por protagonistas femininas, criadas por cineastas mulheres, no âmbito do cinema brasileiro contemporâneo, para formular outras realidades capazes de manifestar o desejo – associado aqui a todas as formas de viver. Como corpus de análise, foram eleitos os filmes O diabo a quatro (Alice de Andrade, 2005), Antônia (Tata Amaral, 2006) e Sonhos roubados (Sandra Werneck, 2010), cuja maioria das jovens protagonistas femininas pertence a realidades semelhantes, ainda que se portem de maneiras distintas. A pesquisa procura refletir sobre as diferentes ressignificações de mulheres formuladas por elas mesmas, de modo a revelar suas variadas experiências, articulando questões de gênero com eixos específicos de poder (sexualidade, raça, classe, território e geração) a partir de certas imagens temáticas que constituem as obras fílmicas sob estudo. Esse trabalho, de caráter multidisciplinar, recorre a aportes teóricos provenientes de diferentes campos epistemológicos, como Cinema, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, Estudos Culturais, Estudos Pós-Estruturalistas, Estudos Pós-Coloniais, Estudos Subalternos, com incursões específicas nas questões de gênero. Pretende-se, a partir da análise do cinema brasileiro contemporâneo feito por/sobre mulheres, contribuir para a produção de conhecimento sobre as múltiplas cartografias existenciais que constituem o feminino.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectDiferençaspt_BR
dc.titleFemininos possíveis: gênero e eixos de poder no cinema brasileiro contemporâneopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coVieira, Nancy Rita Ferreira-
dc.contributor.refereesCunha, Eneida Leal-
dc.contributor.refereesQueiroz, Milena Britto de-
dc.contributor.refereesSilva, Marcia Rios da-
dc.contributor.refereesVieira, Nancy Rita Ferreira-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:Tese (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE COMPLETA.doc30,34 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.