Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19672
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Flávio Dantas Albuquerque-
dc.contributor.authorCarvalho, Jamile Santos de-
dc.creatorCarvalho, Jamile Santos de-
dc.date.accessioned2016-07-11T13:29:14Z-
dc.date.available2016-07-11T13:29:14Z-
dc.date.issued2016-07-11-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19672-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se a analisar a avaliação da aprendizagem escolar no âmbito da Educação Escolar e da disciplina escolar Educação Física considerando as contribuições da metodologia de ensino crítico-superadora, da teoria histórico-cultural e da teoria históricocrítica, como também tomando como referência a perspectiva da prática pedagógica do professor no que tange à avaliação da aprendizagem escolar na perspectiva da formação omnilateral e da emancipação humana. Dessa forma, analisamos a concepção de avaliação da aprendizagem escolar contida nos documentos oficiais (LDB, o PCN e as DCN’s), como também na produção do conhecimento científico (em especial, livros e artigos) sobre o objeto de estudo em questão visando problematizar o lugar desta categoria pedagógica no processo de trabalho pedagógico da disciplina escolar Educação Física de forma que sustente nossas defesas, além de contribuir na incorporação de elementos que revelam a importância da avaliação da aprendizagem escolar no processo de exclusão/inclusão na escola e na sociedade. Visto que, localizados em uma sociedade de classes que tem como princípio a propriedade privada, alguns indivíduos são excluídos da divisão dos bens produzidos pela sociedade e é nessa lógica que a educação, em consequência a avaliação da aprendizagem escolar, se inserem. Como teoria do conhecimento utilizaremos o Materialismo Histórico-Dialético para a interpretação, explicação e compreensão da realidade concreta e contraditória. Nos resultados deste estudo fica explícito as contribuições da psicologia histórico cultural, da Pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora para a avaliação da aprendizagem escolar. Na teoria pedagógica reiteramos a importância de considerar os cinco passos que o autor Saviani sugere, da prática social inicial à prática social final, considerando a complexidade e movimento do processo de ensino-aprendizagem. Quanto à teoria psicológica mostra-se a importância da incorporação da aprendizagem por conceitos e dos elementos sobre as zonas de desenvolvimento como subsidio da prática pedagógica. E em relação à metodologia de ensino defendemos os elementos da cultura corporal como objeto de estudo da educação física, além de prezar pela avaliação em todos os momentos da atividade pedagógica avaliando a aproximação ou distanciamento do objetivo estabelecido em cada aula, para que assim possa haver elevação do pensamento teórico dos alunos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagem escolarpt_BR
dc.titleEducação física escolar: a questão da avaliação da aprendizagem escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantos Júnior, Cláudio de Lira-
dc.contributor.refereesOliveira, Murilo Morais-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programLinha de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazerpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia- Jamile Santos de Carvalho.pdf646,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.