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dc.contributor.advisorApolinário Júnior, Antonio Lopes-
dc.contributor.authorRocha Neto, Liordino dos Santos-
dc.creatorRocha Neto, Liordino dos Santos-
dc.date.accessioned2016-06-03T23:33:48Z-
dc.date.available2016-06-03T23:33:48Z-
dc.date.issued2016-06-03-
dc.date.submitted2015-09-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19381-
dc.description.abstractEstilos não-fotorealistas de renderização (Non-Photorealistic Rendering - NPR) são frequentemente utilizados no domínio de jogos eletrônicos, com o objetivo de enfatizar aspectos do enredo e da fantasia do jogo. Nesses cenários, a presença de elementos da natureza, como água, fogo, fumaça, entre outros, é bastante comum. Tais fenômenos são bastante desafiadores do ponto de vista computacional, visto que envolvem simulações baseadas em leis físicas e renderização em tempo real. Esse trabalho apresenta um método de renderização com visual não-fotorealista aplicado a simulação de água para aplicações interativas e em tempo real, como jogos eletrônicos. O método apresentado recebe como entrada uma simulação de partículas a partir da qual é extraída a superfície do fluido, que em seguida é suavizada. Efeitos ópticos de refração e reflexão, além da geração de espuma e gotículas, adequadas ao visual NPR, conferem um visual natural à água. O método é inteiramente realizado em espaço de tela, e todos os passos são implementados diretamente em GPU. Uma análise empírica foi realizada em um ambiente de simulação física bastante utilizado em motores de jogos comerciais, que inclui suporte a colisões das partículas de água com corpos rígidos. Testes comparativos com outros métodos presentes na literatura demonstram a aplicabilidade da abordagem apresentadapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRenderização não-fotorealistapt_BR
dc.subjectrenderização em espa ço de telapt_BR
dc.subjectfiltro bilateralpt_BR
dc.titleRenderização não-fotorealistica de liquidos utilizando filtro bilateral separado iterativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMelo, Vinicius Moreira-
dc.contributor.refereesAndrade, Sandro Santos-
dc.publisher.departamentInstituto de Matemática. Departamento de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Multiinstitucional de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
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