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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Vaninha Vieira dos-
dc.contributor.authorFalcão, Rodrigo Meneses Porto-
dc.creatorFalcão, Rodrigo Meneses Porto-
dc.date.accessioned2016-05-25T14:13:14Z-
dc.date.available2016-05-25T14:13:14Z-
dc.date.issued2016-05-25-
dc.date.submitted2014-08-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19274-
dc.description.abstractAs empresas gastam muito dinheiro em publicidade para aumentar as suas vendas, entretanto a razão entre o que é investido e o que efetivamente gera vendas é baixa. Aumentar a utilidade dos anúncios é um desafio constante em publicidade que visa incrementar o retorno dos investimentos dos anunciantes, reduzir os desperdícios e elevar suas receitas. Publicidade ubíqua é o nome dado ao emprego de técnicas de computação ubíqua para solucionar problemas na área de publicidade, e um dos aspectos mais importantes de computação ubíqua é sensibilidade ao contexto. Cupons de desconto são uma forma de propaganda bastante popular. Estudos indicam que elementos contextuais (e.g. distância entre o consumidor e a loja, valor do desconto) influenciam a utilidade de cupons físicos (medida pela taxa de resgate) e que há sinergia entre eles. Esta pesquisa objetiva avaliar a influência do uso de contexto na utilidade de cupons de desconto para restaurantes de fast food distribuídos através de smartphones. Para isto, foi realizada, de forma incremental, a modelagem do contexto, partindo de um levantamento dos elementos contextuais do domínio. Este levantamento foi revisado e em seguida submetido à opinião de consumidores reais, que avaliaram a relevância de cada elemento contextual, apontaram novos elementos e apresentaram relações relevantes entre eles. A identificação dos elementos contextuais, suas relevâncias e suas relações deram origem a uma representação de contexto que foi chamada de Modelo de Sinergia Contextual. A partir da modelagem, foram realizadas três avaliações experimentais: primeiro, um estudo preliminar de sete dias com cinco voluntários, que instalaram protótipos em seus smartphones para perceberem os cupons; depois, um experimento invivo de trinta dias com dez participantes, através do uso de protótipos; e, finalmente, um experimento in virtuo com setenta participantes, realizado por meio de uma aplicação web. Este experimento final permitiu concluir que o uso de contexto aumenta a taxa de resgate de cupons de desconto no domínio investigado.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcomputação sensível a contextopt_BR
dc.subjectmodelagem contextualpt_BR
dc.subjectpublicidade ubíquapt_BR
dc.subjectengenharia de software experimentalpt_BR
dc.subjectcupom de descontopt_BR
dc.titleModelagem e Avaliação da Influência de Contexto na Utilidade de Cupons de Descontopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMendonça Neto, Manoel Gomes de-
dc.contributor.refereesSpínola, Rodrigo Oliveira-
dc.publisher.departamentInstituto de Matemática. Departamento de ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Multiinstitucional em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
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