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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTorres, Ednildo Andrade-
dc.contributor.authorSantana, Eduardo Luís Pinto-
dc.creatorSantana, Eduardo Luís Pinto-
dc.date.accessioned2016-05-11T13:24:58Z-
dc.date.available2016-05-11T13:24:58Z-
dc.date.issued2016-05-11-
dc.date.submitted2015-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19156-
dc.description.abstractVeículos automotores constituem mundialmente a maior fonte poluidora do ar nas grandes regiões urbanas, respondendo por cerca de um quinto das emissões antropogênicas de CO2. Concomitantemente, o modal rodoviário responde por mais de um quarto de toda energia final consumida. Este cenário motiva o estudo comparativo para um veículo leve multicombustível, nacional, equipado com motor de combustão interna (MCI) de ignição por centelha, propelido à combustíveis líquidos e gasoso, mantendo-se suas características originais de fábrica. São analisados aspectos como desempenho, eficiência, consumo e emissões veiculares, comparativamente para cada tipo de combustível utilizado: gasolina, álcool, misturas com diferentes proporções entre gasolina e álcool e gás natural. A metodologia empregada consiste em ensaios experimentais do veículo em um sistema preparado com um dinamômetro de chassi, que possibilita a obtenção dos dados utilizados na modelagem matemática. A abordagem remete à aplicação de conceitos termodinâmicos em processos nos quais propriedades químicas e características de combustão, para os diferentes combustíveis utilizados, interagem com características de projeto do motor de combustão interna, em diferentes condições de operação às quais o mesmo é submetido, apresentando diferentes índices aos parâmetros de análise estudados. Análises realizadas compõem taxas de eficiências energética e exergética, curvas de desempenho com medições de torque e potência e taxa de emissões de poluentes para cada combustível, conduzindo à análise de viabilidade dos combustíveis analisados, conforme características de projeto e condições operacionais do motor avaliado. Resultados demonstram as viabilidades técnicas, ambientais e econômicas dos combustíveis alternativos etanol e gás natural comprimido (GNC), comercializados em escala comercial no Brasil. Indicam que a consolidação da expansão do uso desses combustíveis passa necessariamente pelo alinhamento das características do MCI de veículos multicombustíveis utilizados no Brasil às respectivas propriedades desses combustíveispt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutomóveispt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectEficiência energéticapt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectGás como combustívelpt_BR
dc.subjectÁlcool como combustívelpt_BR
dc.titleEstudo comparativo de desempenho e emissões para veículo multicombustível no Brsailpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Júlio A. M. da-
dc.contributor.refereesTorres, Ednildo Andrade-
dc.contributor.refereesSilva, Júlio A. M. da-
dc.contributor.refereesSantos, Carlos Antonio Cabral dos-
dc.contributor.refereesFerreira, Vitor Pinheiro-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahia. Escola Politécnicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
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