Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18826
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlves, Paulo César Borges-
dc.contributor.authorVillani, Phillip John-
dc.creatorVillani, Phillip John-
dc.date.accessioned2016-04-06T14:29:50Z-
dc.date.available2016-04-06T14:29:50Z-
dc.date.issued2016-04-06-
dc.date.submitted2015-12-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18826-
dc.description.abstractA presente pesquisa investiga a obra do compositor suíço-baiano Walter Smetak, a qual assim agrega sentidos cosmológicos e filosóficos, bem como antropológicos. A obra situa-se num entrecruzamento de correntes disciplinares que Smetak buscou mediar via prática musical. De acordo com sua concepção, o ato musical assimila uma diversidade de modos de atuação para motivar o nascimento de uma nova consciência no músico/pesquisador. É desta forma que uma prática mais estritamente estética expande seu campo de aplicação, mostrando como produção estética interroga modos de produtividade num nível mais geral, como sendo constitutivos da forma do antropológico. Ao relativizar a coerência antropológica por demonstrar a mutabilidade de seus modos de produção, Smetak visa apontar para a colaboração constante que o antropológico sustenta com o cosmo, que, por sua vez, funciona como o seu exterior.This research investigates, via a transdisciplinary lens, the work of the Swiss-‘Bahian’ composer Walter Smetak. We argue that to clearly understand the work of Smetak, it should be viewed from a transdiciplinary perspective, as bringing together cosmological, philosophical, as well as anthropological elements. In this way, the work situates itself at an intersection of disciplinary currents which Smetak sought to mediate by way of his musical practice. According to his conception, the musical act assimilates diverse forms of productivity, to instigate the emergence of a new consciousness in the musician/researcher. As such, a more strictly aesthetic practice seeks to expand its field of application, showing how aesthetic production interrogates modes of productivity at a more general level, as constitutive of anthropological forms. By relativizing the coherence of the anthropological by demonstrating the mutability of its forms of production, Smetak aims to point out the constant collaboration that the anthropological sustains with the cosmos, which functions as its exterior.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectWalter smetakpt_BR
dc.subjectTransdiciplinaridadept_BR
dc.subjectCosmológiapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectTransdisciplinarypt_BR
dc.subjectCosmologypt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.titleConstelações smetakianas: experiências antropológicas com materiais cosmológicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFreire Junior, Olival-
dc.contributor.refereesSouza, Iara Maria de Almeida-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsPPGCS-FFCHpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Phillip John Villani.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.