Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18535
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPassos, Elizete Silva-
dc.contributor.authorRodrigues, Alexnaldo Teixeira-
dc.creatorRodrigues, Alexnaldo Teixeira-
dc.date.accessioned2016-01-25T12:50:04Z-
dc.date.available2016-01-25T12:50:04Z-
dc.date.issued2016-01-25-
dc.date.submitted2013-10-24-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18535-
dc.description.abstractNossa investigação se insere no âmbito da filosofia da educação e da ética e tem como objetivo compreender, a partir do histórico do curso de pedagogia e de duas direções antagônicas da ética, qual o caminho mais apropriado para a formação moral do(a) pedagogo(a). Diante disso, os objetivos específicos do trabalho se definem em: 1) Conhecer a trajetória do curso de pedagogia e os seus diferentes marcos conceituais e ideológicos que configuram um ethos; 2) Discutir o modelo hegemônico da ética na sociedade brasileira (ética do dever) e suas interfaces com a educação 3) Analisar em que consiste a ética do cuidado e seu diferencial para a formação docente; 4) Compreender e apontar o ethos da docência a partir do seu compromisso dialógico entre as dimensões do dever e do cuidado. Nossa afiliação epistemológica tende ao enfoque epistemológico psicodinâmico, tendo em vista a explorar as consequências de as formulações éticas terem sido, majoritariamente, construídas por homens, excluído o ponto de vista das mulheres. Ademais, a tessitura teórica desse trabalho parte da perspectiva de um pluralismo ético que reconhece que diferentes pontos de vista da filosofia moral apresentam contribuições que não necessitam descartar as restantes. Cada ponto de vista ético mostra que ser moral é interessante para uma pessoa porque é os mesmo que explorar as melhores possibilidades que se tem como pessoa. Acreditamos que a ética é de suma relevância para pensar a formação do(a) pedagogo(a), uma vez que a educação, em sentido amplo, não se reduz a um formalismo externo (normas de cortesia e etiqueta, saber se portar em certas ocasiões, etc.). Ela abarca a socialização e a integração de homens e de mulheres na sociedade e deve englobar aspectos morais do dever e do cuidado. Our research falls within the scope of the philosophy of the education and ethics and aims to understand, which is the most appropriate way for the moral formation of a teacher, from the history of the pedagogy course and two opposing directions of ethics. Therefore, the specific objectives of the work are defined as: 1) Knowing the trajectory of the pedagogy course and its various conceptual and ideological frameworks that shape an ethos ; 2 ) Discuss the hegemonic model of ethics in Brazilian society ( ethics of duty ) and their interfaces with education 3 ) Analyze what is the ethic of care and its differential for teacher training ; 4 ) Understand and point the ethos of teaching from their dialogical compromise between the dimensions of duty and care. Our epistemological approach tends to the psychodynamic epistemology, in order to explore the consequences brougth by of the ethical formulations mostly built by men, excluding the women's point of view. Furthermore, the theoretical fabric of this work arrises from the perspective of an ethical pluralism that recognizes that different points of view of moral philosophy have contributions than can coexist with the others left out. Each ethical point of view shows that being moral is interesting for a person because it is the same as exploring the best possibilities you have as a person . We believe that ethics is of paramount importance to consider the formation of an educator, since education in the broadest sense, is not simply an external formalism (rules of courtesy and etiquette, learn to behave in certain ocasions, etc.). It embraces the socialization and integration of men and women in society and should encompass moral aspects of duty and care .pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectMoralpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectÉtica do cuidadopt_BR
dc.subjectÉtica feministapt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectMoralpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEthics of carept_BR
dc.subjectFeminist ethicspt_BR
dc.titleFormação ética do(a) pedagogo(a): entre o dever e o cuidadopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesCarvalho, Maria da Penha Felicio dos Santos-
dc.contributor.refereesPires, Cecília Maria Pinto-
dc.contributor.refereesCouto, Edvaldo Souza-
dc.contributor.refereesSouza, Ângela Maria Freire de Lima e-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre mulheres, Gênero e feminismopt_BR
dc.publisher.initialsFFCH-NEIMpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGNEIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese de Alexnaldo Teixeira Rodrigues.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.