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dc.contributor.advisorSoares, Luiz Cláudio Cajaíba-
dc.contributor.authorLopes Junior, José Maria-
dc.creatorLopes Junior, José Maria-
dc.date.accessioned2016-01-19T11:29:32Z-
dc.date.available2016-01-19T11:29:32Z-
dc.date.issued2016-01-19-
dc.date.submitted2015-12-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18514-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi registrar e analisar os processos de ensino-aprendizagem de teatro com indígenas de Rondônia, que articulassem jogos e práticas teatrais a partir de seus próprios mitos. A pesquisa-ação foi realizada com indígenas do Curso de Formação de Professores Indígenas do Projeto Açaí II – curso de magistério indígena, na disciplina de Artes com duração de 8 (oito) etapas distribuídas entre os anos 2009 a 2014. O curso abrangeu 157(cento e cinqüenta e sete) indígenas de 34 (trinta e quatro) etnias diferentes de Rondônia, divididos em 5 (cinco) turmas de 30 (trinta) estudantes aproximadamente. Pretendeu-se, especificamente, criar, descrever e avaliar uma proposta metodológica a partir dos processos de ensino experimentados em diálogo com o contexto indígena trabalhado, a que se chamou de mito-drama. Ou seja, uma proposta de ensino-aprendizagem de teatro que buscou sustentação/inspiração nos mitos. A partir das narrativas de autoria indígena das diversas etnias participantes foi possível buscar a teatralidade dentro do próprio mito – improvisação, jogos teatrais, dança, música e dramatizações -, e assim criar estratégias pedagógicas para que os alunos e as alunas, ora como cursistas ora como futuros docentes, pudessem atuar em suas aldeias com o teatro no contexto da educação intercultural. O estudo teve como eixo estruturante as diferentes abordagens da pedagogia do teatro e seus desdobramentos, diálogos e atualizações tendo a educação escolar indígena, específica e diferenciada como ponto de partida. Esta tese é uma pesquisa-ação educacional baseada em arte – a/r/tografia (IRWIN, 2013) fruto de uma reflexão docente a posteriori do autor e, portanto, foi pautada no discurso e relatos da memória, anotações, planos de aula, protocolos, atividades, filmagem e fotos relativos ao período das aulas ministradas. Os conceitos que permearam a pesquisa foram: Educação Intercultural Indígena, ensino/aprendizagem de teatro na perspectiva intercultural, teatralização da narrativa mítica, o drama como método de ensino, improvisação e jogos teatrais para indígenas, o teatro do oprimido e pedagogia do oprimido. Deram suporte ao estudo crítico desses tópicos, as concepções e reflexões discutidas por Arão Santana, Narciso Telles, Viola Spolin, Sandra Chacra, Ingrid Koudela, Beatriz Cabral, Maria Lúcia Pupo, Augusto Boal e Paulo Freire entre outros.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia teatralpt_BR
dc.subjectMitos indígenaspt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.titleMito-drama: processos de ensino e aprendizagem de teatro com indígenas de Rondôniapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesDal Gallo, Fábio-
dc.contributor.refereesAlcântara, Paulo Henrique Correia-
dc.contributor.refereesBarra, Cynthia de Cássia Santos-
dc.contributor.refereesNeves, Josélia Gomes-
dc.publisher.departamentEscola de Teatro e Escola de Dançapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
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