Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18064
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Maria Yêda Falcão Soares de Filgueiras-
dc.contributor.authorSilva, Andréia Santos Ribeiro-
dc.creatorSilva, Andréia Santos Ribeiro-
dc.date.accessioned2015-10-01T18:49:23Z-
dc.date.available2015-10-01T18:49:23Z-
dc.date.issued2015-10-01-
dc.date.submitted2014-08-26-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18064-
dc.description.abstractEste estudo trata de investigar as ações da biblioteca escolar no Instituto Federal da Bahia (IFBA) compreendendo o estímulo à pesquisa e o desenvolvimento da competência em informação. A pesquisa iniciou-se com uma questão central, a pesquisa escolar é uma atividade que deve ser orientada tanto por professores quanto por bibliotecários, que devem introduzir práticas de competência em informação no cotidiano das bibliotecas escolares formando no aluno as habilidades de localização da informação em vários suportes informacionais combinando essas informações em um texto coerente. Essa questão constituiu os seguintes objetivos específicos: 1) analisar as ações do bibliotecário e do professor no desenvolvimento de competências em informação para apoiar a pesquisa escolar nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahia (IFBA); 2) descrever a competência informacional dos atores envolvidos no processo da pesquisa escolar, (professores, bibliotecários e alunos); 3) identificar e analisar as atividades desenvolvidas nessas bibliotecas escolares que promovam a competência em informação na pesquisa escolar. Utilizou-se a metodologia de estudo de caso, que é uma tentativa de abranger as características mais importantes do tema que estamos pesquisando. Os dados foram obtidos por meio da observação direta nas bibliotecas e questionários semiestruturados. Fizeram parte da amostra sete bibliotecários, 13 professores e 98 alunos do 4º ano do ensino médio dos cursos de Eletrotécnica, Eletromecânica e Técnico em Informática. A localização geográfica do IFBA é em todo território baiano e para este estudo foram selecionados os campi de Salvador, Simões Filho, Camaçari e Santo Amaro. A pesquisa traz como resultados a evidencia de que bibliotecários e professores trabalhando em conjunto podem oferecer oportunidades de aprendizagem para a competência em informação no processo da pesquisa escolar nas bibliotecas do Instituto e a falta dessa cooperação torna a biblioteca um lugar passivo dentro do contexto escolar.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study investigates the actions developed by scholar library of Instituto Federal da Bahia (IFBA) to stimulate research and the development of information literacy of students. The central issue of this research is that school research is an activity that must be oriented by teacher as well as by librarians, who must introduce practices of information literacy in daily of school libraries, potentiating students in skills and abilities to locate information in different formats, including the coherent reading of information. This issue constituted the following specifics objectives: 1) to analyses the actions of both librarian and teacher in the process of development information literacy to support school research in the libraries of Instituto Federal da Bahia (IFBA); 2. To describe the information literacy of actors involved in the process of school research (teachers, libraries and students); to identify and analyses the activities developed by these libraries that contribute to promote information literacy to school research. For this work was used case study as method, which is an attempt to include the most important characteristics of the subject of research. The process of data collecting was performed through direct observation in libraries of the scope of this work. It were also applied questionnaires for 7 librarians and 13 for teachers and 98 directed to students of the fourth year of Middle School of the courses of electronic, electromechanical and computer technician. The geographic location of IFBA is in the whole territory of Bahia state and for the scope of this study were selected the campus of Salvador, SimõesFilho, Camaçari and Santo Amaro. The research brought as evidence that the collaboration of both librarians and teachers can offer the opportunity of learning for information literacy in the process of scholar research in IFBA libraries. So, the lack of this cooperation leaves the library as passive space within the context of the school.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectPesquisa escolarpt_BR
dc.subjectPapel educativo do bibliotecáriopt_BR
dc.subjectMediação da informaçãopt_BR
dc.subjectInformation literacypt_BR
dc.subjectSchool librarypt_BR
dc.subjectScholar researchpt_BR
dc.subjectLibrarianpt_BR
dc.titlePesquisa e competência em informação no âmbito da biblioteca escolar: um estudo nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFreire, Gustavo Henrique de Araújo-
dc.contributor.refereesBarreira, Maria Isabel de Jesus Sousa-
dc.contributor.refereesSilva, Roque Pereira da-
dc.publisher.departamentInstituto de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/ICIpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andreia SAntos Ribeiro Silva.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.