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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRocha, José Cláudio-
dc.contributor.authorRibeiro, Silvar Ferreira-
dc.creatorRibeiro, Silvar Ferreira-
dc.date.accessioned2015-08-27T17:28:55Z-
dc.date.available2015-08-27T17:28:55Z-
dc.date.issued2015-08-27-
dc.date.submitted2015-03-26-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18040-
dc.description.abstractEsta pesquisa trata do mapeamento de Práticas inovadoras de gestão do conhecimento, observadas na Uneb, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Realizou-se um estudo dos processos de gestão do conhecimento, que foram desenvolvidos em rede e praticados de forma colaborativa pelas universidades que fazem parte da UAB. Constatou-se que estes processos foram criados desde a concepção do projeto da UAB e implementados no período de consolidação da modalidade de educação a distância nas universidades públicas brasileiras, que teve início no ano de 2006 com sua a criação. Foram utilizadas técnicas de mapeamento cognitivo para desenvolver as análises, buscando-se a utilização desta experiência e a sua sistematização, para delinear o processo que recebeu o nome de Gestão Colaborativa do Conhecimento em Rede (GCCR), concebido no desenvolvimento desta pesquisa e que utiliza as tecnologias da informação na gestão do conhecimento na universidade. Após o Mapeamento dos processos, realizados a partir da Universidade do Estado da Bahia, considerando a sua participação na UAB e a sua interação com as demais instituições que o integram, foram realizadas reflexões com a utilização de modelos de análises, desenvolvidos para este fim, através das quais foram considerados os aspectos legais e as diretrizes criadas pelo Sistema UAB, desde a sua concepção e que motivaram a sua morfologia de rede colaborativa. Foram analisadas, ainda, as práticas interativas nos processos de gestão do conhecimento, os quais foram desenhados em forma de mapas, a partir dos referenciais teóricos assumidos neste estudo. Os referenciais para o estudo das competências e do exercício prático da competência colaboração pelos coordenadores UAB, representantes das instituições de ensino superior integrantes do Sistema, no seu dia a dia, foram o resultado do estágio de doutorado sanduíche, realizado na Open University, no Reino Unido em 2013, de onde vieram também as discussões sobre Recursos Educacionais Abertos (REA) e o aprofundamento das técnicas da cartografia cognitiva, amplamente empregada. Os procedimentos de gestão decorrentes deste processo foram registrados e analisados para dar-lhes maior visibilidade, buscando maior consistência à sua compreensão como processo gerencial e visando a possibilitar o seu uso em prol da qualidade da gestão do conhecimento na educação superior a distância. Os resultados deixam evidente a existência de um processo inovador de gestão do conhecimento na universidade, que tem como base principal o exercício da competência colaboração e se concretiza através de uma rede de interações entre os componentes do sistema, utilizando-se comunidades virtuais na Internet, criadas para este fim e outras estruturas de encontros presenciais, sistematicamente realizados.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This research focuses on the mapping of innovative practices of knowledge management, observed in UNEB under the Open University System of Brazil (UAB). It was conducted a study of knowledge management processes that have been developed and practiced collaboratively on network by universities that are part of UAB. It was found that these processes have been created since the conception of the UAB project and implemented in the period of consolidation of distance learning in Brazilian public universities, which began in 2006 with UAB‟s creation. The cognitive mapping techniques were used to develop the analysis, seeking to use this experience and their systematization, to outline the process that was named Collaborative Knowledge Management Network (CKMN), designed in the development of this research and uses information technology in knowledge management at the university. After mapping the processes performed from the University of the State of Bahia, considering its participation in the UAB and its interaction with other institutions that integrate, reflections were performed with the use of analyzes models, developed for this purpose, through the which were considered the legal aspects and guidelines created by the UAB System, from conception and giving rise to the morphology of collaborative network. Were also analyzed, interactive practices in knowledge management processes, which were designed in the form of maps, from the theoretical references made in this study. The reference for the study of the skills and practical exercise of jurisdiction by UAB collaboration coordinators, representatives of higher education institutions members of the System, in their day to day, were the result of sandwich doctoral stage, held at the Open University in the United Kingdom in 2013, from which also came the discussions on Open Educational Resources (OER) and the further development of techniques of cognitive mapping, widely used. Management procedures of this process were recorded and analyzed to give them greater visibility, seeking greater consistency to its understanding as a management process and in order to allow its use for the quality of knowledge management in distance higher education. The results show clearly the existence of an innovative process of knowledge management in the university, which is mainly based on the exercise of the competence of collaboration realized by a network of interactions between system components, using virtual communities on the Internet, created for this purpose and other face meetings structures, systematically performed.pt_BR
dc.description.sponsorshipPrograma de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE - CAPES Proc N.º BEX 3517/13-6pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão colaborativa do conhecimento em redept_BR
dc.subjectCartografia cognitivapt_BR
dc.subjectMapeamentopt_BR
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_BR
dc.subjectUniversidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.subjectUniversidade do Estado da Bahiapt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectPráticas inovadoras de gestãopt_BR
dc.subjectCollaborative knowledge managementpt_BR
dc.subjectNetwork mappingpt_BR
dc.subjectCognitive mappingpt_BR
dc.subjectOpen educational resourcespt_BR
dc.subjectOpen University of Brazilpt_BR
dc.subjectState University of Bahiapt_BR
dc.subjectDistance learningpt_BR
dc.subjectInnovative management practicespt_BR
dc.titleGestão colaborativa do conhecimento em rede na educação a distância: mapeamento de práticas inovadoras na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coOkada, Alexandra Lilavati Pereira-
dc.contributor.refereesAlonso, Kátia Morosov-
dc.contributor.refereesMatta, Alfredo Eurico Rodrigues-
dc.contributor.refereesSerra, Antonio Roberto Coelho-
dc.contributor.refereesRibeiro, Núbia Moura-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Doutorado Multidisciplinar e Multi-Institucional em Difusão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece en las colecciones: Tese (PPGDC)

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