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dc.contributor.advisorAragão, José Wellington Marinho de-
dc.contributor.authorSantos, Rodrigo Fabiano Souza dos-
dc.creatorSantos, Rodrigo Fabiano Souza dos-
dc.date.accessioned2015-08-27T17:00:55Z-
dc.date.available2015-08-27T17:00:55Z-
dc.date.issued2015-08-27-
dc.date.submitted2014-12-11-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18038-
dc.description.abstractObservada a dinâmica das Cooperações Técnicas Internacionais, na contemporaneidade, como privilegiado espaço para a análise das relações interculturais e da tríade conhecimento/cultura/poder, em seus desdobramentos cotidianos, com olhares a partir de Timor-Leste, pôde-se reforçar a constatação de como se efetiva na prática um modelo de gestão, pautado na Administração Clássica e na Educação Positivista, com sintomas de suboportunidades, produtivismo, subordinação e inconsistência. Ao contestar os pressupostos e reflexos deste modelo consolidado, esta tese corrobora, a partir de uma pesquisa de base teórica, com uma possível perspectiva integrada, multirreferencial e complexa, de Gestão, Educação e Desenvolvimento Humano. Como resultado, desvela, principalmente, que é possível vencer o hiato existente entre teoria e prática neste campo, ao propor um modelo operacional, como possibilidade, para a práxis de uma etnogestão com pessoas, para emancipação de sujeitos, empresas, governos e organizações sociais, concluindo por detalhar seus elementos constitutivos e possíveis desdobramentos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT Observed the dynamics of International Technical Cooperations, in contemporary times, as a privileged space for the analysis of intercultural relations and the triad knowledge / culture / power in their daily developments, with visions from Timor-Leste, it was possible to strengthen the affirmation as effective in practice a management model, based on Classical Administration and Positivist Education, with symptoms of suboportunidades, productivism, subordination and inconsistency. To challenge the assumptions and consequences of this consolidated model, this thesis confirms, from a theoretical base of research, with a possible integrated, complex and multi-referential perspective, Management, Education and Human Development. As a result, reveals mainly that it is possible to overcome the gap between theory and practice in this field, by proposing an operational model as a possibility for the practice of a etnogestão with people for emancipation of individuals, companies, governments and social organizations and concluded by detailing its constituent elements and possible consequences.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCooperação internacionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socialpt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectInternational cooperationpt_BR
dc.subjectHuman developmentpt_BR
dc.titleGestão, educação e desenvolvimento humano: política e estratégia de uma outra práxis epistemológica, a partir das cooperações técnicas internacionaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesFerreira, Rosilda Arruda-
dc.contributor.refereesBarreto, Maribel Oliveira-
dc.contributor.refereesRosa, Dora Leal-
dc.contributor.refereesAraujo, Rosangela Janja Costa-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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