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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoura, Milton Araújo-
dc.contributor.authorPereira, Humberto Santos-
dc.creatorPereira, Humberto Santos-
dc.date.accessioned2015-05-19T13:42:04Z-
dc.date.available2015-05-19T13:42:04Z-
dc.date.issued2015-05-19-
dc.date.submitted2014-04-08-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17734-
dc.description.abstractConstrói-se uma interpretação do processo de formação e consolidação do samba, na primeira metade do século XX, enquanto um campo, de acordo com a teoria de Pierre Bourdieu. Tendo sido originariamente sinônimo de festa improvisada, o samba é racionalizado e transformado em produto para se adequar às dinâmicas da indústria cultural. A partir desse ponto, vai se consolidando enquanto um campo no qual seus agentes disputam a legitimação. O sucesso do samba possibilitou a sua expansão, promovendo uma migração de outros artistas e públicos para esta arena. As disputas por capitais promoveram uma intensa disputa no interior do campo do samba, o que ocorreu principalmente a partir de diversas propostas de samba concorrendo entre si pela imposição do princípio legitimador nesta arena. A trajetória de Noel Rosa se coloca como um caso notável deste processo. Noel era um músico branco de classe média que entrou no campo do samba e buscou se legitimar de diversas formas. Desenvolveu uma estratégia multifacetada, na qual elogiava o malandro em determinados momentos e o atacava em outros. Na maior parte do tempo, tentou impor o rapaz folgado como alternativa ao malandro para possibilitar sua legitimação neste campo. O rapaz folgado era o malandro contido e inofensivo cujo perfil coincidiu com as propostas vitoriosas no campo do samba, que permitiram a nacionalização deste campo por volta dos anos 1940. The Thesis builds an interpretation of the process of formation and consolidation of samba in the first half of XXth century as a field, according to Pierre Bourdieu’s theory. Originally taken as a synonym of improvised party, the samba is rationalised and converted in a product to adapt itself to the dynamics of cultural industry. Then, it consolidates itself as a field in which the agents enter in a struggle for legitimation. The success of samba made possible its growth, promoting the coming of other artists and audience to this field. The search of capital promoted a intense dispute in the environment of samba as a field. This occurred mainly from diverse conceptions of samba in a struggle among themselves for the imposition of the legitimation principle in this field. Noel Rosa’s path its specially noticeable in this process. He was a middle class white musician that got into samba field looking to legitimate himself in many ways. He developed a multifaceted strategy through which he would sometimes complement the malandro and also attack him in other situations. Most of the time he tried to impose the rapaz folgado as an alternative to the malandro to make it possible his legitimating in this field. This rapaz folgado was the suppressed and harmless malandro whose profile coincided with the successful proposals in the world of samba that allowed the nationalization of its field in the 40s.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCampopt_BR
dc.subjectSambapt_BR
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.subjectNoel Rosa, 1910-1937pt_BR
dc.subjectMalandros e vadiospt_BR
dc.subjectFieldpt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectVagabundospt_BR
dc.titleA constituição do campo do samba e a trajetória de Noel Rosapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesAlves, Arivaldo de Lima-
dc.contributor.refereesBonfim, Carlos alberto-
dc.contributor.refereesBrito, Gilmário Moreira-
dc.contributor.refereesZimmermann, Clóvis Roberto-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsFFCH-PPGCSpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
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