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dc.contributor.advisorLeão, Raimundo Mattos de-
dc.contributor.authorSantana, Tássio Ferreira-
dc.creatorSantana, Tássio Ferreira-
dc.date.accessioned2015-05-14T20:11:44Z-
dc.date.available2015-05-14T20:11:44Z-
dc.date.issued2015-05-14-
dc.date.submitted2015-02-20-
dc.identifier.other792-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17695-
dc.description.abstractEsta dissertação investiga, do ponto de vista da dramaturgia e historiografia, o repertório da Companhia de Teatro “A Barca”, criada por Martim Gonçalves, quando da criação da Escola de Teatro da então Universidade da Bahia – primeira escola de teatro do Brasil vinculada a uma Universidade. Como instrumento de análise para este repertório foi utilizado o conceito de Teatro da Revolta (1967), criado pelo pesquisador americano Robert Brustein. O presente trabalho prevê a sistematização do repertório em subcategorias de análise: peças de drama messiânico, drama social e drama existencial. Entre 1956 a 1961, Martim Gonçalves encena 27 espetáculos, construindo um repertório eclético e moderno. Um peça em especial, A Ópera dos Três Tostões, de Bertolt Brecht, será melhor analisada, porque acredita-se, por uma série de fatores artístico – político – sociais que este espetáculo é a sumidade do repertório. Esta pesquisa investiga ainda o conceito de moderno, modernismo e modernidade, trazendo o pensamento de vários autores como Coelho (1986), Ianni (1996), Machado (2009), Canclini (2013), na tentativa de compreender como se deu a modernização do teatro soteropolitano, pela ótica do protesto.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis investigates, from the standpoint of drama and historiography, the repertoire of the Theatre Company "A Barca" created by Martim Gonçalves, when the creation of the School of Theatre of the then University of Bahia - the first theater school linked to Brazil a University. As an analytical tool for this repertoire the concept of Theatre of Revolt (1967), created by American researcher Robert Brustein was used. This paper provides a systematic repertoire in subcategories analysis: parts of messianic drama, social drama and existential drama. Between 1956 to 1961, Martim Gonçalves staged 27 performances, building a modern and eclectic repertoire. One piece in particular, "A Ópera dos Três Tostões", Bertolt Brecht, will be further analyzed because it is believed, by a series of artistic factors - political - social spectacle that this is the genius of the repertoire. This research also investigates the concept of modern, modernism and modernity, bringing the thought of several authors such as Coelho (1986), Ianni (1996), Machado (2009), Canclini (2013), in attempt to understand how was the modernization of soteropolitano theater, from the perspective of the protest. Keywords: Repertoire. Protest. Dramaturgy. Modernity. Historiography.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepertóriopt_BR
dc.subjectProtestopt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.titleDramaturgias da Dissidências: o repertório d'A Barca pela ótica da revoltapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMendes, Cleise Furtado-
dc.contributor.refereesGadelha, Jussilene Santana do Nascimento-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahia (Escola de Teatro)pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsPPGACpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDramaturgia e Historiografiapt_BR
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