Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17429
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGurgel, Paulo Roberto Holanda-
dc.contributor.authorAmorim, Karen Santos-
dc.creatorAmorim, Karen Santos-
dc.date.accessioned2015-04-17T20:54:08Z-
dc.date.available2015-04-17T20:54:08Z-
dc.date.issued2015-04-17-
dc.date.submitted2014-07-18-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17429-
dc.description.abstractO propósito desta pesquisa foi o de mapear e analisar a produção acadêmica sobre Consciência Fonológica na Educação Infantil no Brasil, no período de 2001 a 2011, tendo como objeto de estudo os resumos das teses de doutorado e das dissertações de mestrado indexadas no Banco de Teses da Capes. Procurando identificar e descrever os percursos metodológicos utilizados nos estudos; assinalar contribuições das pesquisas para o trabalho de apropriação ou desenvolvimento da língua escrita na Educação Infantil; assim como, apontar as lacunas apresentadas pelos estudos aqui considerados. Foram identificadas 52 produções, sendo 42 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado a partir dos descritores: creche, pré-escola, educação infantil, 0 a 6 anos, criança, infância, além de Consciência Fonológica. A análise deste material abordou os seguintes critérios: frequência da produção por ano, autoria e filiação institucional, localização geográfica das instituições em que os autores estavam vinculados, distribuição das produções por área do conhecimento, objeto de estudo e enfoque metodológico. Os dados foram analisados a luz da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Observou-se que 2009 foi o ano de maior publicação, que os autores são predominantemente do sexo feminino, estando vinculados as instituições de ensino superior das regiões Sul e Sudeste do país. Os estudos caracterizam-se metodologicamente por serem pesquisas empíricas, oriundas, sobretudo, das áreas de Fonoaudiologia, Linguística Aplicada e Educação. Os autores finalizam seus estudos apontando para o fato de que a Consciência Fonológica tanto pode auxiliar no processo de alfabetização das crianças pequenas, como pode contribuir significativamente para o trabalho com crianças com desvio/transtorno fonológico, dislexia e deficiência auditiva, assim como, pode colaborar como instrumento de avaliação em pesquisas das mais distintas áreas do conhecimento que desejam investigar as habilidades metalinguísticas.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The purpose of this research was to map and analyze the academic production about Phonological Awareness in Children's Education in Brazil, in the period 2001-2011, having as object of study summaries of PhD theses and dissertations of Masters indexed in Theses Database of Capes. Seeking to identify and describe the methodological pathways used in the studies; point out research contributions to the work of incorporation or development of written language in kindergarten; as well as point out the shortcomings presented by the studies considered here. 52 studies were identified, 42 dissertations and 10 Ph.D. theses out the descriptors: daycare, preschool, kindergarten, 0-6 years old, child, childhood, and Phonological Awareness. The analysis of this material addressed the following criteria: frequency of production per year, authorship and institutional affiliation, geographical location of the institutions in which the authors were bound, distribution of productions by knowledge area, object of study and methodological approach. The data were analyzed in the light of the analyse of content proposed by Bardin (1977). It was noted that 2009 was the year of a larger publication, that the authors are predominantly female, are bound to institutions of higher education in the South and Southeast regions of the country. The studies are characterized methodologically by being empirical researches, originated mainly in the areas of Speech Therapy, Applied Linguistics and Education. The authors finish their studies pointing to the fact that both phonological awareness can assist in the process of literacy of young children, how to contribute significantly to the work with children with deviation / phonological disorder, dyslexia and hearing impairment, as well as, can collaborate as an evaluation tool in research of the different areas of knowledge which want to investigate the metalinguistic skills.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução acadêmicapt_BR
dc.subjectEstado da artept_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectConscientização da linguagem em criançaspt_BR
dc.subjectCrianças – Escritapt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectAcademic productionpt_BR
dc.subjectState of the artpt_BR
dc.subjectPhonological awarenesspt_BR
dc.subjectEarly childhood education.pt_BR
dc.titleEstado da arte sobre consciência fonológica na educação infantil no Brasil no período de 2001-2011pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.refereesAraujo, Liane Castro de-
dc.contributor.refereesMartins, Édiva de Souza-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Karen Santos Amorim.pdf800,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.