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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Lígia Amparo da Silva-
dc.contributor.authorCarvalho, Danilo Melo de Morais-
dc.contributor.authorReis, Amélia Borba Costa-
dc.contributor.authorRamos, Lilian Barbosa-
dc.contributor.authorFreitas, Maria do Carmo Soares de-
dc.creatorSantos, Lígia Amparo da Silva-
dc.creatorCarvalho, Danilo Melo de Morais-
dc.creatorReis, Amélia Borba Costa-
dc.creatorRamos, Lilian Barbosa-
dc.creatorFreitas, Maria do Carmo Soares de-
dc.date.accessioned2015-03-17T15:28:16Z-
dc.date.available2015-03-17T15:28:16Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn1413-8123-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17168-
dc.descriptionp. 993-1000pt_BR
dc.description.abstractEste artigo descreve a experiência de formação de coordenadores pedagógicos em Alimentação Escolar desenvolvida pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal da Bahia. Utilizou-se da observação participante e análise de dados documentados em: filmagens, resumos de discussão grupal, avaliações processuais e finais e diários de campo. As experiências de formação foram em 2011, em dois municípios da Bahia e na capital de Sergipe, com 118 coordenadores pedagógicos de 79 municípios dos dois estados. Constatou-se que os objetivos da formação de sensibilizar e orientar os coordenadores para a transversalização do tema alimentação e nutrição no currículo escolar foram alcançados. A proposta educativa foi avaliada pelos participantes como "dinâmica", "produtiva" e "interativa", promovendo trocas de experiências. Embora considerem um tema relevante, os coordenadores pedagógicos não têm formação suficiente nos conhecimentos de alimentação e nutrição para subsidiar as suas práticas pedagógicas. Considera-se que a formação apresente limitações quanto a seu desdobramento no campo de trabalho, pois a sensibilização alcançada pode ser fragilizada na volta dos atores ao seu ambiente laboral por falta de uma formação permanente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000400012pt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectAlimentação e nutriçãopt_BR
dc.subjectCoordenadores pedagógicospt_BR
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.titleFormação de coordenadores pedagógicos em alimentação escolar: um relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeCiência & Saúde Coletivapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.numberv. 18, n. 4pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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