Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.contributor.authorRocha, Iêda Marques-
dc.creatorRocha, Iêda Marques-
dc.date.accessioned2015-01-27T16:34:09Z-
dc.date.available2015-01-27T16:34:09Z-
dc.date.issued2015-01-27-
dc.date.submitted2011-02-24-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16903-
dc.description.abstractOs conceitos, Emergência, Caos e Complexidade traduzem o que trago para esta dissertação, uma vez que tais conceitos, ao serem trabalhados ajudam a compreender melhor os movimentos de expansão e as atualizações dos/nos a-con-teceres do/no Curso de Formação de Professores em Nível Superior UFBA/FACED/Irecê. Dimensão presença do Caos, da Complexidade e da Emergência nos a-con-teceres do/no Curso de Formação de Professores em Nível Superior UFBA/FACED/Irecê é o nome desta dissertação que teve como aporte principal as memórias de um curso experiencial. Um estudo referendado por conceitos complementares que trazem no seu bojo o antagonismo, as incertezas, a ordem, a desordem, as imprevisibilidades e atualizações de um curso que foi se formando no seu a-con-tecer. Para analisar compreensivamente a dimensão presença dos três conceitos propostos como fundantes: Emergência, Caos e Complexidade no a-con-tecer pedagógico do/no Curso de Formação de Professores em Nível Superior UFBA/Irecê usei a pesquisa qualitativa, estruturada na etnopesquisa. Como principio metodológico foi usado o dia-gnóstico por possuir o caráter longitudinal cíclico e experiencial e considerá-lo de base hermenêutica fenomenológica.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT Concepts, Emergency, chaos and Complexity translate what I bring to this dissertation, since such concepts, when they worked help better understand the movements of expansion and updates developments in teacher training Course in Top-level UFBA/FACED/Irecê. Dimensão presença do Caos, da Complexidade e da Emergência nos a-con-teceres do/no Curso de Formação de Professores em Nível Superior UFBA/FACED/Irecê is the name of this dissertation that had as main theme of the initial course experiences. A study by complementary concepts and referendums that bring content antagonism, the uncertainties, the order, disorder, the unpredictabilities and updates a course that was forming on your case. To analyze sympathetic consideration the dimension presence of three concepts proposed as wrote: Emergency, chaos and Complexity happen over the course of pedagogic teacher training in Top-level UFBA/Irecê used qualitative research, structured in ethno search. As methodological principle was used the diagnosis for possessing character longitudinal cyclic and experiential and consider it basic hermeneutic phenomenological.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComplexidadept_BR
dc.subjectCaospt_BR
dc.subjectEmergênciapt_BR
dc.subjectDia-gnósticopt_BR
dc.subjecta-con-tecerpt_BR
dc.subjectComplexitypt_BR
dc.subjectChaospt_BR
dc.subjectEmergencypt_BR
dc.subjectDiagnosticpt_BR
dc.subjectHappenpt_BR
dc.titleDimensão presença do caos, da complexidade e da emergência nos a-con-teceres do/no curso de formação de professores em nível superior UFBA/Faced/Irecêpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSouza, Ester Maria de Figueiredo-
dc.contributor.refereesTourinho, Maria Antonieta Campos-
dc.contributor.refereesGaleffi, Dante Augusto-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_final.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.